Aula sobre Fatorial De Um Numero
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula citando que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, utilizado em diversas áreas, como na probabilidade e na análise combinatória. Ele é representado pelo símbolo "!", e é definido como o produto de todos os números naturais positivos menores ou iguais ao número em questão. Por exemplo, o fatorial de 5 é representado por 5! e é igual a 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de fatorial e sua representação matemática. Em seguida, irá explique como a metodologia estudo de caso será aplicada na aula.Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles escolherem um tema para trabalhar. O tema deve estar relacionado ao fatorial de um número e sua aplicação em situações cotidianas.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Ajude-os nesse momento de escolha e tire possíveis dúvidas.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar dados sobre o problema identificado. Utilize o tempo das aulas e o intervalo entre uma e outra para entrevistarem colegas e professores. Delimite um número mínimo de entrevistados.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções. Estimule a participação de todos agora.Etapa 6 - Comparação e soluções
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões. Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e discutir como essa solução pode contribuir com a disseminação da informação sobre o fatorial de um número.Etapa 7 - Tarefa de casa
Cada grupo deverá criar um infográfico para disseminar a informação obtida durante o Estudo de Caso. Mostre o _template_ para os alunos e como eles deverão organizar as informações. Peça para trazerem na próxima aula, para apresentação e retomada do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.
- Qualidade das entrevistas e pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões e soluções.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser trabalhado.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante o processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar os dados coletados e apresentar conclusões coerentes e claras.
- Apresentar soluções para o problema identificado e discutir como essas soluções podem contribuir com a disseminação da informação sobre o fatorial de um número.