Aula sobre Fatorial De Um Numero

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula dizendo aos alunos que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, utilizado em diversas áreas, como na probabilidade e na análise combinatória. Ele é representado pelo símbolo "!", e é definido como o produto de todos os números naturais positivos menores ou iguais ao número em questão. Por exemplo, o fatorial de 5 é 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120. Contextualize a atividade e cite que, na aula de hoje, os alunos utilizarão a metodologia ativa _Gamificação_ para desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. Para isso, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve o cálculo do fatorial de um número.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de fatorial de um número e sua importância na Matemática. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será utilizada na aula de hoje.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve o cálculo do fatorial de um número. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos na criação do mapa, incentivando a criatividade e a originalidade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como o cálculo do fatorial de um número está presente nele. Os demais alunos irão avaliar os jogos, considerando critérios como criatividade, originalidade e engajamento.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o cálculo do fatorial de um número pode ser utilizado na probabilidade e na análise combinatória. Os alunos irão resolver exercícios em grupo, utilizando o princípio multiplicativo e reconhecendo que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos alunos. Em seguida, reforce a importância do cálculo do fatorial de um número na Matemática e como ele pode ser aplicado em diversas áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Utilização correta do cálculo do fatorial de um número nos desafios do jogo.
  • Participação ativa na resolução dos exercícios em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos do cálculo do fatorial de um número.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro de um jogo que envolve o cálculo do fatorial de um número.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Resolver exercícios em grupo, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Avaliar os jogos criados pelos demais grupos.
  • Participar da reflexão crítica sobre a aula.