Aula sobre Fatorial De Um Numero
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de probabilidade, combinatória e estatística. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o fatorial de um número e a utilizá-lo para resolver problemas de probabilidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de fatorial e sua importância em cálculos de probabilidade. Mostre exemplos práticos de situações em que o fatorial é utilizado, como em cálculos de combinações e permutações.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo do fatorial
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Na primeira estação, serão apresentados exemplos práticos em forma de cálculos de fatorial e os alunos irão realizar exercícios para fixação do conteúdo.Etapa 3 - Estação 2 - Probabilidade com fatorial
Nesta estação, os alunos irão aprender a utilizar o fatorial para calcular a probabilidade de eventos. Entregue a eles um exercício de probabilidade com a resolução, peça para os alunos estudarem o exercício e, por fim, representá-lo na forma fatorial.Etapa 4 - Estação 3 - Problemas de probabilidade
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de fatorial. Mostre alguns números fatoriais e peça para que os alunos transforme-os em números inteiros.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.Etapa 6 - Aplicação prática
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando o fatorial e a probabilidade.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o fatorial de um número.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o fatorial.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de probabilidade utilizando o fatorial.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular o fatorial de um número.
- Capacidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o fatorial.
- Capacidade dos alunos em resolver problemas de probabilidade utilizando o fatorial.
- Participação na socialização dos textos e soluções encontradas.
- Capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de fatorial e sua importância em cálculos de probabilidade.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.
- Propor um desafio para os alunos resolverem utilizando o fatorial e a probabilidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas na resolução dos exercícios propostos.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
- Participar da revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.
- Resolver o desafio proposto pelo professor utilizando o fatorial e a probabilidade.