Aula sobre Fatorial De Um Numero

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de probabilidade, combinatória e estatística. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o fatorial de um número e a utilizá-lo para resolver problemas de probabilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de fatorial e sua importância em cálculos de probabilidade. Mostre exemplos práticos de situações em que o fatorial é utilizado, como em cálculos de combinações e permutações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo do fatorial

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Na primeira estação, serão apresentados exemplos práticos em forma de cálculos de fatorial e os alunos irão realizar exercícios para fixação do conteúdo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Probabilidade com fatorial

    Nesta estação, os alunos irão aprender a utilizar o fatorial para calcular a probabilidade de eventos. Entregue a eles um exercício de probabilidade com a resolução, peça para os alunos estudarem o exercício e, por fim, representá-lo na forma fatorial.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas de probabilidade

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de fatorial. Mostre alguns números fatoriais e peça para que os alunos transforme-os em números inteiros.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando o fatorial e a probabilidade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o fatorial de um número.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o fatorial.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de probabilidade utilizando o fatorial.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o fatorial de um número.
  • Capacidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o fatorial.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas de probabilidade utilizando o fatorial.
  • Participação na socialização dos textos e soluções encontradas.
  • Capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fatorial e sua importância em cálculos de probabilidade.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.
  • Propor um desafio para os alunos resolverem utilizando o fatorial e a probabilidade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas na resolução dos exercícios propostos.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Participar da revisão dos conceitos aprendidos ao final da aula.
  • Resolver o desafio proposto pelo professor utilizando o fatorial e a probabilidade.