Aula sobre Fatorial De Um Numero

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, contextualize para os alunos que o fatorial de um número é um conceito importante na Matemática, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de probabilidade, combinatória e estatística. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre o fatorial de um número e como ele pode ser utilizado para calcular a probabilidade de eventos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de fatorial de um número e como ele pode ser utilizado para calcular a probabilidade de eventos. Disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de fatorial de um número e sua aplicação na probabilidade para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolva o fatorial de um número e sua aplicação em probabilidades. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a autonomia dos alunos na busca por conhecimento e na resolução de exercícios.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de fatorial de um número.
  • Habilidade em aplicar o princípio multiplicativo para calcular a probabilidade de eventos.
  • Participação na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Habilidade em resolver exercícios sobre o tema.
  • Participação na avaliação final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Disponibilizar a vídeo-aula previamente.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Resolver exercícios propostos pelo professor.
  • Participar da avaliação final.
  • Buscar conhecimento adicional sobre o tema.