Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma liberdade de expressão e utilizavam cores vibrantes e intensas em suas obras.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão-problema: Como os artistas fauvistas utilizavam as cores em suas obras para expressar suas emoções e sentimentos?

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo uma imagem de uma obra fauvista. Peça para que os alunos pesquisem sobre o artista responsável pela obra e as características do movimento fauvista. Eles devem responder às seguintes perguntas:

    \- Quem foi o artista responsável pela obra?

    \- Qual é o título da obra?

    \- Em que ano foi produzida?

    \- Quais são as características do movimento fauvista presentes na obra?

    \- Como as cores são utilizadas na obra para expressar emoções e sentimentos?


  3. Etapa 3 - Análise

    Cada grupo deve apresentar sua obra e as respostas às perguntas feitas na etapa anterior. Em seguida, os alunos devem preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre a obra apresentada.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Após a apresentação de todos os grupos, o professor deve fazer uma síntese das características do movimento fauvista e como os artistas utilizavam as cores em suas obras para expressar emoções e sentimentos.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos devem criar uma obra fauvista utilizando apenas lápis de cor ou giz de cera. Eles devem pensar nas cores que irão utilizar e como irão expressar suas emoções e sentimentos na obra.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada aluno deve apresentar sua obra para a turma e explicar como utilizou as cores para expressar suas emoções e sentimentos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher novamente o template da Dinâmica dos 3 Qs, agora avaliando a atividade na totalidade. O professor deve avaliar a participação dos alunos na pesquisa, análise, criação e apresentação da obra, bem como a compreensão das características do movimento fauvista e a utilização das cores para expressar emoções e sentimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa, análise, criação e apresentação da obra.
  • Compreensão das características do movimento fauvista e utilização das cores para expressar emoções e sentimentos.
  • Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra.

Ações do professor

  • Apresentar a contextualização do assunto e exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos para a pesquisa e análise das obras.
  • Fazer uma síntese das características do movimento fauvista.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e a compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as obras fauvistas.
  • Criar uma obra fauvista utilizando apenas lápis de cor ou giz de cera.
  • Apresentar a obra para a turma e explicar como utilizou as cores para expressar suas emoções e sentimentos.
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.