Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. Os artistas fauvistas utilizavam cores fortes e vibrantes em suas obras, criando um estilo visual muito marcante.

  1. Etapa 1 - Problematização

    O professor irá apresentar aos alunos o movimento fauvista e suas características. Em seguida, irá propor uma reflexão sobre como as cores podem influenciar as emoções e sensações que as pessoas sentem ao olhar para uma obra de arte.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo sobre o Fauvismo. Cada grupo deverá escolher uma obra de arte fauvista para analisar e descrever em detalhes. Em seguida, deverão criar uma paleta de cores que represente as emoções e sensações que a obra transmite.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão explicar a escolha da obra de arte, descrever a paleta de cores criada e justificar como as cores escolhidas representam as emoções e sensações transmitidas pela obra.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    O professor irá fazer uma síntese das apresentações e destacar as principais características do Fauvismo. Em seguida, irá propor uma atividade individual em que os alunos deverão criar uma obra de arte inspirada no Fauvismo, utilizando as cores e técnicas aprendidas durante a aula.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    O professor irá avaliar as obras de arte criadas pelos alunos, considerando os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Feedback

    O professor irá fornecer feedback aos alunos sobre as obras de arte criadas, destacando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula fazendo uma síntese das atividades realizadas e destacando a importância do Fauvismo como movimento artístico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre a relação entre cores e emoções;
  • Consolidar o conhecimento sobre o Fauvismo;
  • Desenvolver a habilidade de aplicar técnicas aprendidas em criações.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada da obra de arte para análise;
  • Descrição detalhada da obra;
  • Coerência entre a paleta de cores criada e as emoções e sensações transmitidas pela obra;
  • Clareza e objetividade na apresentação;
  • Participação ativa na elaboração do diário de bordo;

Ações do professor

  • Orientar os grupos na escolha da obra de arte;
  • Auxiliar na análise e descrição das obras;
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre cores e emoções;
  • Orientar os alunos na criação das obras de arte;
  • Avaliar as obras de arte criadas pelos alunos;

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o diário de bordo;
  • Analisar e descrever a obra de arte escolhida;
  • Criar uma paleta de cores que representam as emoções e sensações transmitidas pela obra;
  • Criar uma obra de arte inspirada no Fauvismo;
  • Utilizar as cores e técnicas aprendidas durante a aula.