Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX, caracterizado pelo uso de cores vibrantes e intensas, que buscavam expressar emoções e sensações. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esse movimento e como ele se diferencia de outros estilos artísticos. Para tornar a aula mais envolvente, é importante ter exemplos de obras de arte fauvistas. Além disso, o Fauvismo pode ser encontrado em diferentes contextos, como na moda, na publicidade e na decoração.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o conceito de Fauvismo e suas características principais. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 3 ou 4 e pesquisar sobre um artista fauvista específico. Eles devem coletar informações sobre a vida do artista, suas obras mais importantes e as cores que ele usou em suas pinturas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher com uma nota em uma escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os outros grupos. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template com notas para cada critério.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as apresentações e as notas recebidas. Eles devem justificar suas avaliações e identificar os pontos fortes e fracos de cada apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e destaque as principais características do Fauvismo. Estimule os alunos a fazer comentários finais sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e justificar suas opiniões.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Fauvismo e suas características principais.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer um resumo da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um artista fauvista específico.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as apresentações e as notas recebidas.
  • Fazer comentários finais sobre o tema.