Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX e início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma arte mais livre, com cores vibrantes e intensas, que expressasse suas emoções e sensações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve introduzir o tema, apresentando imagens de obras fauvistas e explicando as características do movimento. Em seguida, deve formar três grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre o Fauvismo, buscando informações sobre os principais artistas, obras e características do movimento. O professor pode disponibilizar livros, revistas e outros materiais impressos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem debater sobre o Fauvismo, apresentando argumentos a favor e contra o movimento. A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo foi mais convincente.

  4. Etapa 4 - Análise de obras

    Os alunos devem analisar obras fauvistas, identificando as características do movimento presentes nas obras. O professor pode utilizar reproduções de obras impressas ou projetar imagens no quadro.

  5. Etapa 5 - Criação de obras

    Os alunos devem criar suas próprias obras fauvistas, utilizando as características do movimento aprendidas na aula. O professor pode disponibilizar materiais como lápis de cor, giz de cera e papel sulfite para a criação das obras.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras

    Os alunos devem apresentar suas obras para a turma, explicando as características do Fauvismo presentes em suas criações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos previamente. Os critérios podem incluir: conhecimento sobre o Fauvismo, participação no debate, qualidade da análise de obras e qualidade da criação de obras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Compreender as características do Fauvismo e sua influência na arte moderna;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento sobre o Fauvismo;
  • Participação no debate;
  • Qualidade da análise de obras;
  • Qualidade da criação de obras.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar as características do Fauvismo;
  • Formar os grupos e orientar a pesquisa;
  • Mediar o debate;
  • Auxiliar na análise de obras;
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o Fauvismo;
  • Participar do debate;
  • Analisar obras fauvistas;
  • Criar obras fauvistas;
  • Apresentar suas obras para a turma.