Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX e início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma liberdade expressiva e utilizavam cores vibrantes e intensas em suas obras. Alguns dos principais artistas fauvistas foram Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando o Fauvismo e seus principais artistas. Será feita uma breve discussão sobre a importância de conhecer diferentes estilos artísticos e como eles se relacionam com a história da arte.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma obra de um artista fauvista para analisar. Eles deverão pesquisar sobre o artista, sua obra e as características do movimento fauvista. Para isso, poderão utilizar livros, enciclopédias e outros materiais impressos disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise (20 minutos)

    Os alunos deverão analisar a obra recebida pelo grupo e identificar as características do movimento fauvista presentes nela. Para isso, poderão utilizar uma ficha de análise disponibilizada pelo professor.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação (30 minutos)

    Os alunos deverão criar uma obra de arte inspirada no movimento fauvista. Eles poderão utilizar materiais como lápis de cor, giz de cera e tinta guache para criar suas obras.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    Os alunos deverão preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade realizada nas estações anteriores.

  6. Etapa 6 - Socialização (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar a obra criada e falar sobre as características do movimento fauvista presentes nela.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância de conhecer diferentes estilos artísticos e como eles se relacionam com a história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Identificar as características do movimento fauvista em uma obra;
  • Desenvolver a habilidade de análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa;
  • Identificação correta das características do movimento fauvista;
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a pesquisa;
  • Fornecer materiais impressos para a pesquisa;
  • Orientar os alunos sobre como analisar a obra;
  • Tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o artista e sua obra;
  • Identificar as características do movimento fauvista presentes na obra;
  • Trabalhar em equipe.
  • Analisar a obra recebida pelo grupo;