Aula sobre Fauvismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX e início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma liberdade expressiva e utilizavam cores vibrantes e intensas em suas obras. Alguns dos principais artistas fauvistas foram Henri Matisse, André Derain e Maurice de Vlaminck.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando o Fauvismo e seus principais artistas. Será feita uma breve discussão sobre a importância de conhecer diferentes estilos artísticos e como eles se relacionam com a história da arte.Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma obra de um artista fauvista para analisar. Eles deverão pesquisar sobre o artista, sua obra e as características do movimento fauvista. Para isso, poderão utilizar livros, enciclopédias e outros materiais impressos disponíveis na sala de aula.Etapa 3 - Estação 2 - Análise (20 minutos)
Os alunos deverão analisar a obra recebida pelo grupo e identificar as características do movimento fauvista presentes nela. Para isso, poderão utilizar uma ficha de análise disponibilizada pelo professor.Etapa 4 - Estação 3 - Criação (30 minutos)
Os alunos deverão criar uma obra de arte inspirada no movimento fauvista. Eles poderão utilizar materiais como lápis de cor, giz de cera e tinta guache para criar suas obras.Etapa 5 - Estação 4 - Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)
Os alunos deverão preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade realizada nas estações anteriores.Etapa 6 - Socialização (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar a obra criada e falar sobre as características do movimento fauvista presentes nela.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância de conhecer diferentes estilos artísticos e como eles se relacionam com a história da arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
- Estimular o trabalho em grupo;
- Identificar as características do movimento fauvista em uma obra;
- Desenvolver a habilidade de análise de obras de arte;
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa;
- Identificação correta das características do movimento fauvista;
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre a pesquisa;
- Fornecer materiais impressos para a pesquisa;
- Orientar os alunos sobre como analisar a obra;
- Tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o artista e sua obra;
- Identificar as características do movimento fauvista presentes na obra;
- Trabalhar em equipe.
- Analisar a obra recebida pelo grupo;