Aula sobre Fauvismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX e início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma liberdade de expressão e utilizavam cores vibrantes e intensas em suas obras. Eles acreditavam que a cor era a principal forma de expressão artística e que ela deveria ser utilizada de forma livre e espontânea.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve enviar materiais diversos sobre o tema aos alunos, que explicam o que é o Fauvismo. Ele pode utilizar imagens de obras fauvistas para exemplificar as características do movimento.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o Fauvismo e suas principais características. Eles podem utilizar livros, revistas e enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Produção

    Os alunos devem produzir uma obra de arte fauvista utilizando cores vibrantes e intensas. Eles podem utilizar tinta guache e papel sulfite para a produção da obra.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas obras de arte fauvistas para a turma. Eles podem explicar as características do Fauvismo presentes em suas obras e como elas foram produzidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância da pesquisa, da produção artística e da reflexão sobre o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do movimento artístico Fauvismo
  • Identificação das características do Fauvismo
  • Desenvolvimento da habilidade de observação e análise de obras de arte
  • Desenvolvimento da habilidade de avaliação
  • Reflexão sobre o aprendizado
  • Aplicação das características do Fauvismo na produção da obra

Critérios de avaliação

  • Compreensão do movimento Fauvismo
  • Identificação das características do Fauvismo
  • Qualidade da pesquisa realizada
  • Qualidade do template criado
  • Qualidade da obra produzida

Ações do professor

  • Orientação dos alunos na pesquisa
  • Estímulo à reflexão sobre o contexto histórico e cultural do movimento
  • Explicação da Dinâmica dos 3 Qs
  • Orientação dos alunos na criação do template
  • Orientação dos alunos na produção da obra

Ações do aluno

  • Realização da pesquisa
  • Anotação das principais características do Fauvismo
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Produção da obra de arte fauvista
  • Apresentação das obras de arte fauvistas