Aula sobre Fauvismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Fauvismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX e início do século XX. Os artistas fauvistas buscavam uma liberdade de expressão e utilizavam cores vibrantes e intensas em suas obras. Eles acreditavam que a cor era a principal forma de expressão artística e que ela deveria ser utilizada de forma livre e espontânea.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 1 - Preparação
O professor deve enviar materiais diversos sobre o tema aos alunos, que explicam o que é o Fauvismo. Ele pode utilizar imagens de obras fauvistas para exemplificar as características do movimento.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o Fauvismo e suas principais características. Eles podem utilizar livros, revistas e enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Produção
Os alunos devem produzir uma obra de arte fauvista utilizando cores vibrantes e intensas. Eles podem utilizar tinta guache e papel sulfite para a produção da obra.Etapa 5 - Apresentação
Os alunos devem apresentar suas obras de arte fauvistas para a turma. Eles podem explicar as características do Fauvismo presentes em suas obras e como elas foram produzidas.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o aprendizado.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância da pesquisa, da produção artística e da reflexão sobre o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreensão do movimento artístico Fauvismo
- Identificação das características do Fauvismo
- Desenvolvimento da habilidade de observação e análise de obras de arte
- Desenvolvimento da habilidade de avaliação
- Reflexão sobre o aprendizado
- Aplicação das características do Fauvismo na produção da obra
Critérios de avaliação
- Compreensão do movimento Fauvismo
- Identificação das características do Fauvismo
- Qualidade da pesquisa realizada
- Qualidade do template criado
- Qualidade da obra produzida
Ações do professor
- Orientação dos alunos na pesquisa
- Estímulo à reflexão sobre o contexto histórico e cultural do movimento
- Explicação da Dinâmica dos 3 Qs
- Orientação dos alunos na criação do template
- Orientação dos alunos na produção da obra
Ações do aluno
- Realização da pesquisa
- Anotação das principais características do Fauvismo
- Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
- Produção da obra de arte fauvista
- Apresentação das obras de arte fauvistas