Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A atividade "Fazendo a sua Massinha de Modelar" é uma oportunidade para os alunos desenvolverem a habilidade de reconhecer informações-chave em Inglês e de aplicá-las em situações práticas.

A massinha de modelar é uma atividade bastante popular entre as crianças e a oportunidade de criarem sua própria massinha é um convite para o desenvolvimento de diversas habilidades como a criatividade, a coordenação motora fina e a capacidade de seguir instruções. A metodologia Cultura Maker se baseia justamente no aprendizado através da criação, incentivando a autonomia e a inovação dos estudantes.

Além disso, a produção de um fanzine implica na organização de ideias e informações, na produção de textos e imagens, no planejamento e na criação de um produto final.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos que eles criarão a sua própria massinha de modelar.

  2. Etapa 2 - Preparação dos materiais

    Os alunos recebem os materiais necessários para criar a massinha: farinha, sal, água, corante alimentício e óleo. É importante que os alunos saibam as quantidades de cada ingrediente que devem ser utilizadas.

    Professor, compartilhe as instruções em Inglês e incentive os alunos a interpretarem, com apoio.


  3. Etapa 3 - Preparação da massinha

    Os alunos começam a preparar a massinha seguindo as instruções oferecidas pelo professor. Enquanto a mistura é preparada, proponha uma discussão sobre as diferentes texturas e cores que podem ser criadas.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Os alunos recebem uma folha A4 dividida em 8 partes para descrever o processo de criação da massinha.

    Professor, sugira que os alunos compartilhem sobre suas experiências na montagem e preparação da massinha, bem como a textura e as cores alcançadas.


  5. Etapa 5 - Finalização do fanzine

    Os alunos finalizam a produção do fanzine, revisando e editando seu conteúdo, adicionando imagens e ilustrações. Professor, incentive a turma a compartilhar seus fanzines e faça uma exposição para os demais colegas da escola.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Conduza uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido, faça perguntas sobre o que acharam do processo de produção e responde a dúvidas e questões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades motoras finas, criatividade e coordenação através da confecção da massinha de modelar;
  • Aprender a seguir instruções em Inglês e a trabalhar em equipe;
  • Estimular a leitura e escrita através da produção do fanzine;
  • Desenvolver habilidades de organização de informações;
  • Trabalhar a autonomia e a inovação dos alunos através da metodologia Cultura Maker.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de seguir as instruções corretamente na produção da massinha de modelar;
  • Clareza de escrita e organização das informações na fanzine;
  • Criatividade na produção das massinhas e na elaboração do fanzine;
  • Participação e trabalho em equipe;
  • Habilidade de compartilhar e expor seus trabalhos para os demais colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as instruções para a produção da massinha e sanar dúvidas;
  • Oferecer materiais adequados e explicar sobre suas finalidades;
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos;
  • Orientar os alunos na produção do fanzine, incentivando a organização de informações;
  • Promover a exposição dos trabalhos e incentivar a troca de experiências entre os alunos.

Ações do aluno

  • Seguir as instruções para a produção da massinha corretamente;
  • Participar ativamente da produção do fanzine, contribuindo com suas ideias e opiniões;
  • Demonstrar criatividade na produção das massinhas e na elaboração do fanzine;
  • Trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos demais colegas;
  • Compartilhar seu trabalho com os colegas e participar da exposição.