Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a fazer massinha de modelar em inglês e desenvolverão habilidades de compreensão oral. A massinha pode ser usada para criar diferentes formas e objetos e pode ser uma ótima ferramenta de aprendizado.

A metodologia Design Sprint, será utilizada para ajudar os alunos a organizarem as etapas do processo de criação da massinha.


  1. Etapa 1 - Entender

    \- Comece a aula pedindo aos alunos que observem a imagem da massinha de modelar no quadro ou em uma apresentação de slides.

    Faça perguntas como "O que é isso?" ou "Vocês já brincaram com isso antes?".

    Depois de obter algumas respostas, apresente o vocabulário em inglês para cada item, como flour (farinha), oil (óleo) e salt (sal).

    Em seguida, divida a turma em duplas e distribua o roteiro da Etapa 1, onde os alunos deverão preencher as palavras faltantes com base nas pistas dadas.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    \- Após o preenchimento do roteiro, peça que os alunos desenhem a sua "massinha ideal" em seus cadernos. As instruções para esta etapa serão apresentadas no roteiro da Etapa 2. Essa atividade visa estimular o pensamento criativo e a imaginação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    \- Em grupo, os alunos irão discutir e definir qual seria a cor de massinha de modelar para se fazer em sala de aula, considerando os ingredientes disponíveis e as habilidades necessárias.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    \- Após decidir qual massinha de modelar será feita, os alunos terão que preparar os ingredientes e criar a massinha.

    Professor, forneça as instruções na forma de uma receita. Os alunos irão trabalhar em grupos nesta etapa.


  5. Etapa 5 - Testar

    \- Após a criação da massinha, os alunos terão que testá-la em sala de aula e relatar suas observações de forma oral ou escrita. Forneça o roteiro da Etapa 5 para os alunos registrarem suas observações e responderem perguntas sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão oral em Inglês através da aplicação de uma metodologia ativa.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de tomar decisões.
  • Proporcionar uma atividade prática e divertida para os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão oral em inglês.
  • Habilidade em seguir instruções.
  • Criatividade na criação da massinha.
  • Observações e relatórios precisos na Etapa 5.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para a atividade.
  • Explicar as instruções e as etapas da metodologia Design Sprint para os alunos.
  • Orientar e monitorar o trabalho dos alunos em grupo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Compreender e seguir as instruções dadas pelo professor.
  • Ser criativo na criação da massinha.
  • Fazer observações precisas e relatórios na Etapa 5.
  • Colaborar com seus colegas de grupo.