Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A metodologia Design Sprint, será utilizada para ajudar os alunos a organizarem as etapas do processo de criação da massinha.
Etapa 1 - Entender
\- Comece a aula pedindo aos alunos que observem a imagem da massinha de modelar no quadro ou em uma apresentação de slides.Faça perguntas como "O que é isso?" ou "Vocês já brincaram com isso antes?".
Depois de obter algumas respostas, apresente o vocabulário em inglês para cada item, como flour (farinha), oil (óleo) e salt (sal).
Em seguida, divida a turma em duplas e distribua o roteiro da Etapa 1, onde os alunos deverão preencher as palavras faltantes com base nas pistas dadas.
Etapa 2 - Esboçar
\- Após o preenchimento do roteiro, peça que os alunos desenhem a sua "massinha ideal" em seus cadernos. As instruções para esta etapa serão apresentadas no roteiro da Etapa 2. Essa atividade visa estimular o pensamento criativo e a imaginação.Etapa 3 - Decidir
\- Em grupo, os alunos irão discutir e definir qual seria a cor de massinha de modelar para se fazer em sala de aula, considerando os ingredientes disponíveis e as habilidades necessárias.Etapa 4 - Prototipar
\- Após decidir qual massinha de modelar será feita, os alunos terão que preparar os ingredientes e criar a massinha.Professor, forneça as instruções na forma de uma receita. Os alunos irão trabalhar em grupos nesta etapa.
Etapa 5 - Testar
\- Após a criação da massinha, os alunos terão que testá-la em sala de aula e relatar suas observações de forma oral ou escrita. Forneça o roteiro da Etapa 5 para os alunos registrarem suas observações e responderem perguntas sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de compreensão oral em Inglês através da aplicação de uma metodologia ativa.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de tomar decisões.
- Proporcionar uma atividade prática e divertida para os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão oral em inglês.
- Habilidade em seguir instruções.
- Criatividade na criação da massinha.
- Observações e relatórios precisos na Etapa 5.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários para a atividade.
- Explicar as instruções e as etapas da metodologia Design Sprint para os alunos.
- Orientar e monitorar o trabalho dos alunos em grupo.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Avaliar e dar feedbacks sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Compreender e seguir as instruções dadas pelo professor.
- Ser criativo na criação da massinha.
- Fazer observações precisas e relatórios na Etapa 5.
- Colaborar com seus colegas de grupo.