Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos trabalhar com a criação de uma massinha de modelar caseira. A massa de modelar é um brinquedo muito popular entre as crianças. É importante que os estudantes compreendam que objetos comuns do cotidiano podem ser produzidos em casa, trazendo economia e criatividade. Além disso, esta atividade estimula a coordenação motora fina e a criatividade, enquanto exercita, na prática, o vocabulário de Inglês associado.

  1. Etapa 1 -

    O professor deve apresentar a proposta da aula e explicar o que será produzido: uma massinha de modelar caseira. A turma deve ser dividida em pequenos grupos, de no máximo cinco estudantes cada.

    Cada grupo deve escolher um representante para criar um modelo de registro de aprendizagem, que será compartilhado com toda a turma.


  2. Etapa 2 -

    Com apoio do professor, cada grupo deve seguir as instruções para fazer a massinha de modelar, utilizando farinha de trigo, sal, água e corante alimentício.

    Professo, explique sobre as medidas e proporções necessárias para a mistura.


  3. Etapa 3 -

    Os alunos deverão moldar a massinha conforme sua imaginação, estimulando a criatividade e a coordenação motora fina. Dê autonomia para a criação livre dos estudantes.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos devem registrar suas aprendizagens no modelo criado no início da aula.

    No Check-in, devem indicar o que esperam aprender ao longo da aula e, no Check-out, devem relatar o que efetivamente aprenderam.

    Professor, auxilie neste processo, dando feedbacks específicos e pontuais.


  5. Etapa 5 -

    Com o auxílio do professor, cada grupo deve apresentar para toda a turma, em Inglês, o que foi aprendido durante a aula e mostrar as massinhas de modelar produzidas.

  6. Etapa 6 -

    O professor deve instigar os alunos a refletirem sobre o processo de criação da massinha e incentivar a aplicação deste conhecimento em outras situações cotidianas.

    O modelo de registro de aprendizagem deve ser utilizado como instrumento para registro e ampliação do conhecimento em outras atividades.


  7. Etapa 7 -

    Ao final, incentive os alunos a compartilharem em casa o conhecimento adquirido e a massinha de modelar produzida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Incentivar o reaproveitamento de materiais do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer informações em textos orais.
  • Estimular a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a atividade.
  • Habilidade em seguir as instruções para a produção da massinha de modelar.
  • Criatividade na produção da massinha.
  • Habilidade em registrar as aprendizagens no modelo criado.

Ações do professor

  • Explicar e demonstrar as etapas da produção da massinha.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Dar feedbacks específicos e pontuais no registro do modelo.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Seguir as instruções para a produção da massinha de modelar.
  • Expressar sua criatividade na produção da massinha.
  • Registrar as aprendizagens no modelo criado.
  • Refletir sobre o processo de criação da massinha e sua aplicação em outras situações cotidianas.