Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a fazer massinha de modelar enquanto praticam o vocabulário em Inglês relacionado aos materiais, cores e partes do corpo humano. A atividade também terá como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer informações principais em textos orais sobre temas familiares.A metodologia da Gamificação será utilizada para tornar a atividade mais lúdica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Warm-up

    Para começar, peça que os alunos falem sobre atividades que gostam de fazer em Inglês. Em seguida, apresente a atividade do dia, os materiais e o vocabulário relacionado.

    Exemplo:

    "Today we're going to make playdough. We need flour, salt, water, food coloring, and a little bit of oil. Can you repeat those ingredients after me?"


  2. Etapa 2 - Preparação da massa

    Explique como preparar a massa de modelar, fornecendo instruções em Inglês e orientando os alunos a interpretarem os comandos.

  3. Etapa 3 - Modelando a massinha

    Os alunos poderão modelar suas massinhas de acordo com suas preferências.

    Professor, forneça instruções em Inglês sobre como modelar formas básicas.


  4. Etapa 4 - Apresentando a massinha

    Os alunos devem apresentar suas massinhas e falar sobre as formas criadas, utilizando o vocabulário em Inglês trabalhado na atividade.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Divida a sala em grupos e distribua cartões em branco para cada grupo.

    Cada grupo deverá criar 4 cartas de perguntas e 4 cartas de afirmações relacionadas ao vocabulário trabalhado e às formas produzidas.

    Por exemplo: "What color is your playdough?" ou "What object is it?"


  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Os alunos jogam o jogo criado por eles mesmos, seguindo as regras e praticando o vocabulário em Inglês.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Para encerrar a aula, o professor pode pedir para os alunos falar sobre o que aprenderam e o que acharam da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • Praticar o vocabulário em Inglês relacionado a materiais, cores e partes do corpo humano.
  • Utilizar a metodologia gamificação para tornar a aula mais lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na modelagem da massinha.
  • Uso correto do vocabulário em inglês relacionado aos materiais, cores e partes do corpo humano.
  • Capacidade de reconhecer as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

Ações do professor

  • Apresentar o vocabulário em Inglês e fornecer instruções na língua.
  • Dividir a turma em grupos e auxiliar na criação do jogo.
  • Monitorar a participação dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e modelagem da massinha.
  • Utilizar o vocabulário em inglês corretamente.
  • Reconhecer as informações principais em textos orais sobre temas familiares.