Aula sobre Fazendo A Sua Massinha De Modelar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a fazer sua própria massinha de modelar em Inglês, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Você pode contextualizar o assunto explicando como a massinha é um brinquedo tradicional e popular entre crianças e jovens de todo o mundo, e como fazer sua própria massinha é uma atividade divertida e interessante para desenvolver a criatividade e a coordenação motora. Os estudantes também podem ser estimulados a falar sobre seus gostos e preferências em relação à massinha, assim como sobre as cores e texturas que mais lhes agradam.

  1. Etapa 1 - Pré-aula (fora da sala de aula)

    Antes da atividade, envie aos alunos um vídeo em Inglês que explique, passo a passo, como fazer a massinha de modelar. Os estudantes devem assisti-lo, fazer anotações sobre os materiais necessários e as etapas do processo e trazer esse registro escrito para o dia da atividade.

  2. Etapa 2 - Discussão em classe

    Na sala de aula, os estudantes deverão usar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para compartilhar suas impressões sobre o vídeo assistido. Professor, medie a discussão e fazer perguntas sobre o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Experimentação

    Os alunos, em grupos, deverão seguir as instruções do vídeo e fazer a própria massinha de modelar. Professor, providencie os materiais necessários para a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para a classe a massinha de modelar que produziu. Os estudantes deverão usar vocabulário em Inglês para descrever as características da sua criação.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Usando novamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, os alunos deverão avaliar a atividade e as suas próprias perfomances, respondendo às seguintes questões: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?"

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Conduza uma breve reflexão sobre o que foi aprendido na aula e elogie os estudantes pelo trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares."
  • Promover a criatividade e a coordenação motora dos estudantes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em classe e no uso correto do vocabulário em Inglês.
  • Habilidade em seguir as instruções do vídeo e produzir uma massinha de modelar de qualidade.
  • Bom desempenho na apresentação do trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em classe e fazer perguntas para estimular a expressão oral dos alunos.
  • Disponibilizar os materiais necessários para a atividade e auxiliar os estudantes que tiverem dificuldades.
  • Fazer uma reflexão sobre os resultados da atividade e fornecer feedback positivo para os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir e tomar notas sobre o vídeo em Inglês antes da aula.
  • Trabalhar em grupo para produzir a própria massinha de modelar.
  • Avaliar a atividade e a própria performance usando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.