Fazendo inferências

Hi, how are you? Nesta aula de Inglês, você vai aprender a fazer inferências sobre um texto! Anote em seu caderno todas as palavras novas. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que é uma inferência?

    A) É uma conclusão lógica que você tira a partir das informações disponíveis e do seu conhecimento prévio.

    B) É uma certeza absoluta sobre o significado de uma palavra.

    C) É uma conclusão que precisa de consulta às informações do texto, mas não precisa do seu conhecimento prévio.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    As inferências são habilidades essenciais para a compreensão e interpretação de textos, tanto em inglês quanto em português. Fazer inferências significa utilizar as informações que já se tem para chegar a uma conclusão ou previsão sobre o que ainda não foi dito ou escrito. As inferências estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na compreensão de histórias, piadas, notícias, entre outras. Nesta atividade, os alunos vão desenvolver a habilidade de fazer inferências em textos em inglês, utilizando a metodologia Design Sprint. Eles vão criar um modelo de design sprint, que contém cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Essa metodologia irá ajudá-los a organizar as ideias e a trabalhar de forma colaborativa.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta atividade, trabalharemos a habilidade de fazer inferências em textos em língua inglesa. Essa habilidade é fundamental para a compreensão e interpretação de textos, pois consiste em antecipar o sentido a partir de pistas no próprio texto. Além disso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os próprios alunos avaliam o trabalho dos colegas. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver não apenas a habilidade de inferir, mas também a capacidade de trabalhar em equipe e aprimorar sua comunicação e argumentação. Exemplo: imagine que você está em um aeroporto e precisa encontrar a porta de embarque do seu voo. No painel eletrônico, você encontra a informação de que seu voo está na porta 17, mas não sabe onde ela fica. Então, você começa a inferir a partir das informações que tem, como observar as placas indicativas e seguir as outras pessoas que também estão indo para aquele voo. Esse é um exemplo simples de como a habilidade de inferir é importante em diversas situações do dia a dia, inclusive no aprendizado de línguas estrangeiras.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Fazer inferências é uma habilidade muito importante para se ter em qualquer língua, sobretudo em inglês. A habilidade de inferir significa conseguir deduzir o significado das informações implícitas em um texto. É como se fôssemos um detetive linguístico, procurando pistas escondidas para descobrir o que está por trás das palavras. Na vida real, podemos usar essa habilidade em diversas situações: para entender o ponto de vista de outra pessoa, interpretar notícias, anúncios e propagandas ou até mesmo para compreender melhor uma piada. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para desenvolver a habilidade de inferência dos alunos em inglês. Eles vão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações que os ajudará a compreender melhor o tema e seus subtópicos, além de também praticarem a leitura em inglês.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    Fazer inferências é uma habilidade importante na leitura em língua inglesa e pode ajudar os alunos a entenderem melhor um texto. Se os alunos conseguirem inferir o significado de palavras desconhecidas ou deduzir a ideia principal de um parágrafo, a leitura se torna mais fácil e eficaz. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para participar de atividades que visam melhorar a habilidade de fazer inferências. Eles serão expostos a diferentes textos dentro de cada estação, nos quais devem observar títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas. Auxilie os alunos na identificação desses elementos e na inferência do significado.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A habilidade de fazer inferências é fundamental para a compreensão de textos em língua inglesa e está presente em diversas situações do cotidiano, desde leitura de notícias até em conversas informais. Nesta atividade, os alunos vão aprender a antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual para trabalhar o tema e seus subtópicos. Os estudantes serão incentivados a praticar a habilidade de fazer inferências por meio de exemplos práticos e didáticos.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    Fazer inferências é uma habilidade fundamental para a leitura e compreensão de textos em língua inglesa. É importante que os alunos saibam identificar informações implícitas e deduzir novas informações com base nas informações explícitas presentes no texto. Essa habilidade pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como na leitura de notícias, livros, artigos acadêmicos e até mesmo nas redes sociais. Nesta atividade, os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem próprio, contendo as etapas de Check-in e Check-out, para desenvolver a habilidade de fazer inferências de forma mais envolvente e participativa.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: