Aula sobre Fazendo Inferencias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, trabalharemos a habilidade de fazer inferências em textos em língua inglesa. Essa habilidade é fundamental para a compreensão e interpretação de textos, pois consiste em antecipar o sentido a partir de pistas no próprio texto. Além disso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os próprios alunos avaliam o trabalho dos colegas. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver não apenas a habilidade de inferir, mas também a capacidade de trabalhar em equipe e aprimorar sua comunicação e argumentação. Exemplo: imagine que você está em um aeroporto e precisa encontrar a porta de embarque do seu voo. No painel eletrônico, você encontra a informação de que seu voo está na porta 17, mas não sabe onde ela fica. Então, você começa a inferir a partir das informações que tem, como observar as placas indicativas e seguir as outras pessoas que também estão indo para aquele voo. Esse é um exemplo simples de como a habilidade de inferir é importante em diversas situações do dia a dia, inclusive no aprendizado de línguas estrangeiras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando explica o tema e os objetivos da aula, incentivando a participação dos alunos, o que é inferir em inglês e apresentando exemplos de situações que exigem essa habilidade. Em seguida, apresente exemplos de leitura rápida e técnicas básicas para inferências. A partir disso, os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas e vão receber a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  2. Etapa 2 - Compreensão de um texto curto

    Entregue um texto curto em inglês para cada grupo e peça que eles façam inferências sobre o assunto e discutam em conjunto o significado do texto.

  3. Etapa 3 - Criação dos critérios de avaliação

    Usando as habilidades de trabalho em equipe, os alunos criam os critérios de avaliação do trabalho dos colegas, levando em consideração as habilidades que consideram importantes em um trabalho bem feito. Circule pela sala, oferecendo feedback e suporte quando necessário.

  4. Etapa 4 - Realização do trabalho

    Cada grupo vai ler um texto diferente e fazer uma apresentação sobre o que inferiram a partir do texto. Durante a apresentação, os demais grupos farão anotações em relação aos critérios de avaliação criados.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Após as apresentações, os grupos terão um tempo para preencher o modelo de avaliação dos colegas, seguindo os critérios criados por eles mesmos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve discussão sobre a importância da habilidade de inferir em inglês, incentivando a prática dessa habilidade e destaque a utilização da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir em textos em língua inglesa;
  • Promover a cooperação entre os alunos;
  • Estimular a comunicação e a argumentação dos estudantes;
  • Desenvolver a capacidade de autoavaliação e avaliação dos colegas;
  • Valorizar a construção coletiva de conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar conceitos e apresentar exemplos;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Acompanhar e orientar as atividades do grupo;
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o modelo de avaliação por pares;
  • Ler e discutir o significado do texto em grupo;
  • Criar os critérios de avaliação;
  • Apresentar o trabalho e avaliar os colegas;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e aprimorar habilidades interpessoais.