Aula sobre Fazendo Inferencias

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Fazer inferências é uma habilidade fundamental para a leitura e compreensão de textos em língua inglesa. É importante que os alunos saibam identificar informações implícitas e deduzir novas informações com base nas informações explícitas presentes no texto. Essa habilidade pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como na leitura de notícias, livros, artigos acadêmicos e até mesmo nas redes sociais. Nesta atividade, os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem próprio, contendo as etapas de Check-in e Check-out, para desenvolver a habilidade de fazer inferências de forma mais envolvente e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando aos alunos o que são inferências e qual a sua importância na compreensão de textos em língua inglesa. Nesta etapa, você pode utilizar exemplos práticos e didáticos para auxiliar o entendimento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Prática de Leitura

    Selecione um texto em língua inglesa que seja de interesse da turma e que possua informações implícitas, como uma notícia, por exemplo. Os alunos devem realizar uma leitura rápida do texto observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas. Em seguida, devem fazer uma lista com as informações explícitas e as inferências que conseguiram fazer.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para compartilhar as inferências que fizeram durante a leitura do texto. Cada grupo deve discutir e apontar as possíveis inferências que os outros grupos possam ter deixado passar.

  4. Etapa 4 - Registro de Aprendizagem

    Em casa, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem que contenha os campos de Check-in e Check-out. O Check-in deve conter questões que envolvam a habilidade de inferir, por exemplo: quais informações você conseguiu inferir na leitura do texto? E o Check-out deve conter questões que estimulem a reflexão e o aprimoramento da habilidade, como: quais estratégias você utilizou para fazer as inferências? Você acha que poderia ter inferido mais informações? Como poderia melhorar nessa habilidade? Eles devem postar o modelo no Padlet ou em outro material compartilhável como apresentação de Canva ou Power Point. Se não for possível, eles podem desenvolver a tarefa em suas cadernetas, cadernos ou mesmo em cartolina para apresentar à turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Modelo

    Os alunos devem apresentar seus modelos uns para os outros e discutir as diferentes formas de utilizá-lo para registro e desenvolvimento da habilidade de fazer inferências.

  6. Etapa 6 - Leitura de um novo Texto

    Os alunos devem ler um novo texto em língua inglesa, com informações implícitas, aplicando as estratégias aprendidas durante a aula. Em seguida, devem registrar no modelo de registro de aprendizagem as suas inferências.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão conjunta sobre as habilidades trabalhadas na aula e como os alunos podem aplicá-las em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações implícitas em textos em língua inglesa;
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo;
  • Proporcionar uma aula dinâmica e participativa com a metodologia ativa de Ensino Híbrido;
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem personalizado para cada aluno;
  • Fomentar a compreensão de textos em língua inglesa por meio de inferências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo;
  • Utilização das estratégias aprendidas durante a aula para fazer inferências em um novo texto em língua inglesa;
  • Registro adequado e completo no modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar claramente a importância da habilidade de inferência e como aplicá-la na leitura de textos em língua inglesa;
  • Selecionar um texto adequado para a prática de leitura;
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos;
  • Auxiliar na criação do modelo de registro de aprendizagem personalizado.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura rápida do texto observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas;
  • Fazer uma lista com as informações explícitas e as inferências que conseguiram fazer;
  • Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar as inferências realizadas;
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem personalizado contendo as etapas de Check-in e Check-out;
  • Registrar adequadamente as inferências realizadas no modelo de registro de aprendizagem.