Aula sobre Fazendo Inferencias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Fazer inferências é uma habilidade muito importante para se ter em qualquer língua, sobretudo em inglês. A habilidade de inferir significa conseguir deduzir o significado das informações implícitas em um texto. É como se fôssemos um detetive linguístico, procurando pistas escondidas para descobrir o que está por trás das palavras. Na vida real, podemos usar essa habilidade em diversas situações: para entender o ponto de vista de outra pessoa, interpretar notícias, anúncios e propagandas ou até mesmo para compreender melhor uma piada. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para desenvolver a habilidade de inferência dos alunos em inglês. Eles vão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações que os ajudará a compreender melhor o tema e seus subtópicos, além de também praticarem a leitura em inglês.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação sobre a habilidade de inferência em inglês, explicando o que é e por que é importante para a compreensão de textos em inglês. Em seguida, apresente o jogo que os alunos vão desenvolver durante a aula.

  2. Etapa 2 - Leitura de um texto em inglês

    Apresente um texto em inglês para os alunos. Os alunos terão que ler rapidamente o texto, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas para inferir o sentido global do texto.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo deve receber 8 cartões em branco (4 cartas de perguntas e 4 cartas de afirmações) e terão que criar perguntas e afirmações que possam ser utilizadas pelos colegas para inferir o sentido de textos em inglês.

    Exemplo de carta de pergunta: "Qual é a relação entre o parágrafo 1 e o parágrafo 2?"

    Exemplo de carta de afirmação: "A expressão 'a long shot' significa que algo é improvável."


  4. Etapa 4 - Troca das cartas

    Os grupos vão trocar suas cartas com outros grupos, de forma que cada grupo tenha um conjunto de 8 cartas diferentes.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Os alunos devem jogar o jogo que eles mesmos criaram. Cada aluno vai sortear uma carta e fazer a pergunta ou afirmação correspondente para outro aluno responder. O objetivo é ajudar o colega a inferir o sentido do texto em inglês apresentado na Etapa 2.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os alunos se reúnem em grupos e discutem como foi o processo de inferência do texto, o que ajudou e o que dificultou a compreensão do texto.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Na etapa final, faça uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula, reforçando a importância da habilidade de inferência em inglês e como a gamificação pode ajudar a tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferência em inglês dos alunos;
  • Praticar a leitura em inglês;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de perguntas e afirmações;
  • Tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações;
  • Qualidade das perguntas e das afirmações criadas pelos alunos;
  • Desempenho dos alunos durante o jogo, tanto na elaboração de perguntas quanto nas respostas;
  • Participação dos alunos na discussão do processo de inferência do texto em inglês;
  • Participação geral dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Acompanhar a criação das cartas pelos grupos de alunos;
  • Escolher um texto em inglês adequado para a atividade;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos;
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação das cartas de perguntas e afirmações;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Ler o texto em inglês com atenção e rapidez, buscando pistas para inferir o sentido;
  • Participar do jogo com entusiasmo e criatividade;
  • Discutir em grupo sobre o processo de inferência e compartilhar suas experiências com os colegas.