Aula sobre Fazendo Inferencias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Fazer inferências é uma habilidade importante na leitura em língua inglesa e pode ajudar os alunos a entenderem melhor um texto. Se os alunos conseguirem inferir o significado de palavras desconhecidas ou deduzir a ideia principal de um parágrafo, a leitura se torna mais fácil e eficaz. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para participar de atividades que visam melhorar a habilidade de fazer inferências. Eles serão expostos a diferentes textos dentro de cada estação, nos quais devem observar títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas. Auxilie os alunos na identificação desses elementos e na inferência do significado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e o objetivo da aula para os alunos. Explique a importância de fazer inferências em inglês e mostre exemplos de textos em que essa habilidade é útil, como notícias, artigos de revistas e livros.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Leitura rápida)

    Os alunos se dividem em 3 grupos e começam a rotação nas estações. Na Estação 1, eles vão ler um trecho de um texto em inglês. Os estudantes terão um tempo limitado para a leitura do texto e, depois, devem responder algumas perguntas de múltipla escolha para testar sua compreensão geral do texto.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Palavras-chave repetidas)

    Na Estação 2, o grupo vai ler outro trecho de um texto em inglês e devem observar as palavras-chave que se repetem ao longo do texto. Com a sua ajuda, os alunos vão deduzir a ideia principal do texto, baseando-se nessas palavras-chave.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Primeiras e últimas frases de parágrafos)

    Na Estação 3, eles vão ler um último trecho de um texto em inglês. Desta vez, os alunos devem observar as primeiras e últimas frases de cada parágrafo para inferir o significado do texto todo.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após a rotação nas estações, os alunos se reunirão em suas mesas e terão uma discussão geral sobre o que aprenderam nas estações. O professor irá ajudá-los a comparar as diferentes abordagens das estações e a aplicar os conceitos em textos adicionais.

  6. Etapa 6 - Extensão

    Como extensão da aula, os alunos poderão aplicar o que aprendem em textos autênticos em inglês, tais como notícias, artigos de revistas ou trechos de livros. Eles poderão apresentar o que descobriram para a turma em forma de pequenas apresentações orais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão de texto em língua inglesa;
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos;
  • Auxiliar os alunos na dedução e na compreensão do significado de palavras desconhecidas;
  • Ensinar aos alunos as técnicas para inferir o significado de textos;
  • Aprimoramento do vocabulário em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e envolvimento em todas as estações;
  • Compreensão geral dos textos lidos nas estações;
  • Capacidade de observar palavras-chave, primeiras e últimas frases de parágrafos;
  • Habilidade em inferir o significado geral de um texto;
  • Participação na discussão final e nas atividades de extensão.

Ações do professor

  • Dividir alunos em grupos de forma equitativa;
  • Monitorar a participação de cada aluno nas estações;
  • Ajudar os alunos na compreensão dos textos lidos em cada estação;
  • Facilitar a discussão na etapa 5;
  • Selecionar textos adequados ao nível de proficiência dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações;
  • Observar palavras-chave, primeiras e últimas frases de parágrafos;
  • Deduzir o significado geral dos textos;
  • Compartilhar suas observações com seus colegas na discussão final;
  • Aplicar as habilidades aprendidas em textos autênticos em inglês.