Aula sobre Fazendo Inferencias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A habilidade de fazer inferências é fundamental para a compreensão de textos em língua inglesa e está presente em diversas situações do cotidiano, desde leitura de notícias até em conversas informais. Nesta atividade, os alunos vão aprender a antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual para trabalhar o tema e seus subtópicos. Os estudantes serão incentivados a praticar a habilidade de fazer inferências por meio de exemplos práticos e didáticos.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Peça aos alunos que façam a leitura em casa de uma parte de um texto que você vai enviar previamente. Peça que eles respondam algumas questões como: qual seria um bom título para o texto? Qual é o tema abordado? O que você entendeu do texto? etc.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Introduza a habilidade de fazer inferências e explique como ela é importante para a compreensão de textos em língua inglesa. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada. Faça uma discussão com os alunos sobre a tarefa feita em casa e como cada um compreendeu o texto.

  3. Etapa 3 - Leitura rápida

    Os alunos fazem uma leitura rápida de um texto em língua inglesa. Explique a importância de observar títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas para fazer inferências.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criam um mapa conceitual sobre o tema e seus subtópicos. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos durante a criação do mapa conceitual e disponibilize materiais extras para apoio.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo sobre as ideias apresentadas no mapa conceitual e como elas se relacionam com a habilidade de fazer inferências.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  7. Etapa 7 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a habilidade de fazer inferências pode ser aplicada no cotidiano. Os alunos participam de discussões sobre como fazer inferências em diferentes situações.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Conclua a atividade reforçando o objetivo e a metodologia utilizada. Os alunos são incentivados a praticar a habilidade de fazer inferências em suas leituras diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer inferências em textos em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criação adequada do mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Compreensão da habilidade de fazer inferências e sua aplicação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Disponibilizar materiais extras para apoio aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual de forma adequada.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Praticar a habilidade de fazer inferências em suas leituras diárias.