Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de fazer um resumo visual em língua inglesa.

Um resumo visual é uma forma de apresentar informações de forma gráfica e organizada. É uma habilidade importante tanto para a compreensão de textos quanto para a apresentação de ideias de forma clara e objetiva.

Para esta atividade, os alunos irão criar um fanzine, por meio da metodologia Cultura Maker, permitindo que os alunos exercitem a criatividade e a autonomia.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Fazendo um resumo visual" aos alunos, explicando a importância dessa habilidade e como ela é aplicada na vida cotidiana. Apresente exemplos de resumos visuais em Inglês e explique como eles foram criados.

    Para motivar os alunos, mostre imagens de fanzines criativos.


  2. Etapa 2 - Explorando o Texto

    Apresente um texto em Inglês sobre o tema selecionado. Os alunos irão ler e identificar as informações-chave do texto. Dê uma lista de palavras e peça que os alunos encontrem essas palavras no texto para ajudá-los a identificar as informações-chave.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Os alunos irão dividir o texto em partes, identificando as informações-chave em cada parte.

    Professor, oriente-os a destacar as palavras-chave ou frases que resumem cada parte. Em seguida, os alunos irão agrupar as informações-chave em categorias para ajudá-los a organizar as ideias do texto.


  4. Etapa 4 - Criando o fanzine

    Os alunos irão criar um fanzine em papel A4 dividida em 8 partes, uma para cada tópico ou categoria identificada na Etapa 3. Cada parte terá um título e imagens e palavras-chave que representem o conteúdo.

    Professor, oriente sobre a organização das informações e proponha ideias para a criação das imagens.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada aluno irá apresentar sua fanzine para a turma. Os alunos irão explicar as ideias principais de cada tópico ou categoria apresentada no fanzine.

    Professor, incentive a participação dos demais alunos, fazendo perguntas e propondo discussões sobre os resumos visuais apresentados.


  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o processo de aprendizagem

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam, as maiores dificuldades encontradas e como superaram essas dificuldades. Responda a perguntas e incentive os alunos a compartilharem suas experiências com os colegas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula destacando a importância da habilidade de fazer resumos visuais em Inglês e como ela pode ser aplicada na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação de informações-chave em textos em língua inglesa;
  • Exercitar a criatividade e autonomia dos alunos na construção de suas próprias fanzines;
  • Estimular a participação e a comunicação em inglês entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações-chave do texto em Inglês;
  • Organização clara e objetiva das informações na fanzine;
  • Criatividade e originalidade na apresentação das ideias na fanzine.

Ações do professor

  • Selecionar um texto em Inglês adequado ao nível dos alunos;
  • Orientar os alunos no processo de organização das informações na fanzine;
  • Estimular a comunicação em inglês entre os alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto em Inglês e identificar as informações-chave;
  • Criar um fanzine;
  • Apresentar o fanzine e explicar as ideias principais de cada tópico ou categoria apresentada.