Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, iremos trabalhar a habilidade de identificar informações-chave em partes de um texto em língua inglesa (parágrafos) através da metodologia Design Sprint.

Faremos isso de forma dinâmica e envolvente, criando um modelo para a metodologia com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.

Para contextualizar, podemos explicar que a habilidade de identificar informações-chave é fundamental em diversas situações do cotidiano, por exemplo, para entender as instruções de um medicamento importado ou as informações de um produto que vêm em Inglês.


  1. Etapa 1 -

    Apresente a metodologia Design Sprint em conjunto com o objetivo da atividade, que é identificar informações-chave em partes de um texto em língua inglesa.

  2. Etapa 2 -

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Em seguida, apresente os subtópicos que serão trabalhados durante a atividade:

    _Subtópicos:_

    _\- Sports_

    _\- Food_

    _\- Travel_

    _\- Music_

    _\- Technology_

    Cada grupo deverá escolher um subtópico e a partir dele, criar uma pergunta que será respondida pelo resumo visual.

    _Exemplo de pergunta: Como o uso de tecnologia na educação pode melhorar o aprendizado?_


  3. Etapa 3 -

    Os grupos deverão seguir as 5 etapas do design sprint (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para criar um resumo visual que responda à pergunta escolhida, ou seja:

    \- _Entender_: Pesquisar sobre o subtópico escolhido e identificar as principais informações e conceitos relacionados.

    \- _Esboçar_: Criar um esboço do resumo visual, incluindo títulos, imagens, símbolos, cores e informações-chave.

    \- Decidir: Definir qual será o formato final do resumo visual, considerando seus objetivos e público-alvo.

    \- Prototipar: Criar o resumo visual, utilizando recursos disponíveis, como lápis de cor, canetas, papel sulfite, etc.

    \- Testar: Apresentar o resumo visual para os colegas, receber feedback e avaliar se a pergunta foi respondida de forma clara e objetiva.


  4. Etapa 4 -

    Cada grupo apresenta seu resumo visual para a turma.

  5. Etapa 5 -

    Discussão em conjunto sobre os resumos visuais apresentados. Os alunos deverão identificar as informações-chave apresentadas em cada resumo visual e relacioná-las ao subtópico escolhido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de identificar informações-chave em partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aula envolvente e dinâmica, que incentive a participação dos estudantes e o aprendizado ativo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações-chave em partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Clareza e objetividade na resposta da pergunta escolhida.
  • Criatividade e inovação na criação do resumo visual.
  • Participação e colaboração do grupo durante as etapas do design sprint.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva a metodologia Design Sprint e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos em todas as etapas do design sprint, auxiliando na pesquisa, esboço, decisão, prototipagem e teste.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Selecionar um subtópico e criar uma pergunta que será respondida pelo resumo visual.
  • Trabalhar em grupo, seguindo as etapas do design sprint para criar o resumo visual.
  • Apresentar o resumo visual para a turma.
  • Identificar as informações-chave em partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Participar ativamente, colaborando com os colegas e contribuindo para o aprendizado coletivo.