Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Ao criar um resumo visual, os alunos criam imagens que representam as informações principais encontradas no texto. Essa técnica pode ser muito útil no cotidiano dos estudantes, especialmente em atividades que envolvem leitura e escrita de textos em Inglês.

Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para estimular a criatividade dos alunos ao produzir um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do resumo visual e explique aos alunos como essa técnica pode ser útil na aprendizagem do Inglês. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Criação das cartas de perguntas e respostas

    Os grupos devem criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas sobre o tema "Fazendo um resumo visual".

    As perguntas devem abordar as informações-chave que os alunos devem identificar no texto. Já as respostas devem conter as informações corretas e precisas referentes às perguntas.


  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo com as cartas de perguntas e respostas. O jogo deve ter uma estrutura clara e simples, e os alunos devem testá-lo para garantir que ele funcione corretamente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma.

    Oriente os alunos a jogarem cada jogo e a avaliar a qualidade das perguntas e respostas.


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre as informações-chave que eles identificaram no texto. Guie a discussão, ajudando os alunos a sintetizarem as informações e a identificar os pontos mais importantes.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor deve avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deve encerrar a aula, reforçando os pontos principais abordados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as informações-chave de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Trabalhar a habilidade de trabalho em grupo e a comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
  • Qualidade das perguntas e respostas criadas pelos alunos.
  • Precisão e clareza das informações identificadas pelos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo e na produção das perguntas e respostas.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos na atividade.
  • Guiar a discussão em grupo e garantir que as informações-chave sejam identificadas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
  • Identificar as informações-chave do texto e produzir respostas precisas e corretas.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir para a identificação dos pontos mais importantes do texto.