Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para estimular a criatividade dos alunos ao produzir um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do resumo visual e explique aos alunos como essa técnica pode ser útil na aprendizagem do Inglês. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Criação das cartas de perguntas e respostas
Os grupos devem criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas sobre o tema "Fazendo um resumo visual".As perguntas devem abordar as informações-chave que os alunos devem identificar no texto. Já as respostas devem conter as informações corretas e precisas referentes às perguntas.
Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deve criar um jogo com as cartas de perguntas e respostas. O jogo deve ter uma estrutura clara e simples, e os alunos devem testá-lo para garantir que ele funcione corretamente.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma.Oriente os alunos a jogarem cada jogo e a avaliar a qualidade das perguntas e respostas.
Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre as informações-chave que eles identificaram no texto. Guie a discussão, ajudando os alunos a sintetizarem as informações e a identificar os pontos mais importantes.Etapa 6 - Avaliação
O professor deve avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.Etapa 7 - Encerramento
O professor deve encerrar a aula, reforçando os pontos principais abordados na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade dos alunos ao criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as informações-chave de um texto em língua inglesa (parágrafos).
- Trabalhar a habilidade de trabalho em grupo e a comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
- Qualidade das perguntas e respostas criadas pelos alunos.
- Precisão e clareza das informações identificadas pelos alunos durante a discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo e na produção das perguntas e respostas.
- Estimular a participação e o envolvimento dos alunos na atividade.
- Guiar a discussão em grupo e garantir que as informações-chave sejam identificadas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
- Identificar as informações-chave do texto e produzir respostas precisas e corretas.
- Participar da discussão em grupo e contribuir para a identificação dos pontos mais importantes do texto.