Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Um resumo visual é um método visual de organizar as principais ideias de um texto. É uma maneira eficaz de ajudar os alunos a compreenderem melhor o que estão lendo e se concentrarem nos pontos principais, sem a necessidade de traduzir todo o texto.
Esta atividade será realizada usando a metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema 'Fazendo um resumo visual' e seus benefícios para a compreensão de textos em língua inglesa. Em seguida, divida os alunos em grupos para a atividade de rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Leitura
Nesta estação, os alunos lerão um texto em língua inglesa com vários parágrafos e marcarão as informações mais importantes em cada parágrafo com canetas coloridas. Professor, auxilie os alunos na compreensão do texto.
Estação 2 - Resumo
Nesta estação, os alunos usarão as informações-chave marcadas na Estação 1 para criar um resumo visual do texto. Eles podem usar desenhos, símbolos ou palavras-chave para representar as ideias principais. Professo, auxilie os alunos na organização do resumo visual.
Estação 3 - Apresentação
Nesta estação, os alunos apresentarão seu resumo visual criado na Estação 2. Eles também explicarão como escolheram as informações mais importantes e como as organizaram em seu resumo visual. Os outros alunos farão perguntas e comentários.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se juntam em grupos e discutem como trabalhar com cada parágrafo do texto, identificando informações-chave e criando um resumo visual para cada parágrafo.Etapa 4 - Conclusão
Conclua a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e enfatizando a importância da habilidade de identificar informações-chave em textos em língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações-chave em textos em língua inglesa.
- Melhorar a compreensão de textos em língua inglesa pelos alunos.
- Fomentar a criatividade e a imaginação dos alunos ao criar resumos visuais.
Critérios de avaliação
- A capacidade do aluno em identificar informações-chave em um texto em língua inglesa.
- A capacidade do aluno em criar um resumo visual claro e compreensível do texto.
- A participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como funciona a atividade de rotação por estações.
- Auxiliar os alunos na compreensão do texto e na organização do resumo visual.
- Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
- Fornecer feedback constante durante a apresentação dos resumos visuais.
- Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na atividade.
Ações do aluno
- Ler e marcar as informações-chave em um texto em língua inglesa.
- Criar um resumo visual claro e compreensível do texto.
- Apresentar o resumo visual criado em grupo e explicar como escolheu as informações mais importantes.
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Colaborar com os outros alunos e contribuir para a discussão em grupo.