Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Fazer um resumo visual é uma técnica muito útil para organizar informações e facilitar o entendimento de conceitos. É muito comum encontrar resumos visuais em livros didáticos, apresentações de slides, mapas e infográficos.

Ao permitir aos alunos a criação de seus próprios resumos visuais, estamos incentivando-os a desenvolver sua criatividade e habilidades de organização e síntese de informações.

Nesta atividade, os alunos aprenderão a criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias. Essa técnica será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a conteúdos antes da aula, para que possam aprofundar suas habilidades em sala de aula.


  1. Etapa 1 - Introdução (antes do dia da atividade)

    Distribua o conteúdo que os alunos deverão estudar antes do dia da atividade. O conteúdo será um texto em Inglês sobre o tema a ser trabalhado.

    Os alunos irão ler o texto em casa e fazer anotações sobre as informações principais.

    Professor, você pode disponibilizar um modelo de anotações para ajudar os alunos a identificarem as informações mais importantes.


  2. Etapa 2 - Leitura do texto (no dia da atividade)

    Inicie a aula explicando sobre o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Apresente exemplos de mapas conceituais e seus benefícios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos irão discutir as informações que identificaram como mais importantes e compartilharão suas anotações. Medie a discussão e oriente os alunos a identificarem a ideia central e as sub-ideias do texto.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar seus mapas conceituais com uma ideia central e oito sub-ideias, organizando as informações do texto de forma clara e visualmente atraente.

    Professo, esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar os alunos em suas criações.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma de forma oral ou visual. O professor orientará os alunos a destacarem as informações mais relevantes e a explicarem sua organização.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater sobre as diferentes ideias centrais e sub-ideias apresentadas em seus mapas conceituais e analisarão as diferentes formas de organização das informações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula e ressalte a importância de desenvolver habilidades de organização e síntese de informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações-chave em textos em língua inglesa.
  • Incentivar a criatividade e a organização dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Fomentar o trabalho em grupo na discussão e debate sobre as diferentes ideias apresentadas pelos alunos.
  • Incentivar a autonomia dos alunos na busca por informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da ideia central e das sub-ideias do texto.
  • Organização visual e clareza do mapa conceitual.
  • Uso correto do idioma Inglês.
  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Capacidade de síntese e síntese de informações.

Ações do professor

  • Explicar claramente as instruções e objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos na discussão e criação dos mapas conceituais.
  • Mediar os debates e discussões em grupo.
  • Disponibilizar recursos para a criação dos mapas conceituais.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Ler o texto em inglês antes da aula.
  • Identificar as informações-chave do texto e fazer anotações.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e oito sub-ideias.
  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
  • Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva.