Aula sobre Fazendo Um Resumo Visual
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Ao permitir aos alunos a criação de seus próprios resumos visuais, estamos incentivando-os a desenvolver sua criatividade e habilidades de organização e síntese de informações.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias. Essa técnica será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a conteúdos antes da aula, para que possam aprofundar suas habilidades em sala de aula.
Etapa 1 - Introdução (antes do dia da atividade)
Distribua o conteúdo que os alunos deverão estudar antes do dia da atividade. O conteúdo será um texto em Inglês sobre o tema a ser trabalhado.Os alunos irão ler o texto em casa e fazer anotações sobre as informações principais.
Professor, você pode disponibilizar um modelo de anotações para ajudar os alunos a identificarem as informações mais importantes.
Etapa 2 - Leitura do texto (no dia da atividade)
Inicie a aula explicando sobre o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Apresente exemplos de mapas conceituais e seus benefícios.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula, os alunos irão discutir as informações que identificaram como mais importantes e compartilharão suas anotações. Medie a discussão e oriente os alunos a identificarem a ideia central e as sub-ideias do texto.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar seus mapas conceituais com uma ideia central e oito sub-ideias, organizando as informações do texto de forma clara e visualmente atraente.Professo, esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar os alunos em suas criações.
Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma de forma oral ou visual. O professor orientará os alunos a destacarem as informações mais relevantes e a explicarem sua organização.Etapa 6 - Debate em grupo
Os alunos irão debater sobre as diferentes ideias centrais e sub-ideias apresentadas em seus mapas conceituais e analisarão as diferentes formas de organização das informações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão da aula e ressalte a importância de desenvolver habilidades de organização e síntese de informações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações-chave em textos em língua inglesa.
- Incentivar a criatividade e a organização dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Fomentar o trabalho em grupo na discussão e debate sobre as diferentes ideias apresentadas pelos alunos.
- Incentivar a autonomia dos alunos na busca por informações.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da ideia central e das sub-ideias do texto.
- Organização visual e clareza do mapa conceitual.
- Uso correto do idioma Inglês.
- Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
- Capacidade de síntese e síntese de informações.
Ações do professor
- Explicar claramente as instruções e objetivo da atividade.
- Orientar os alunos na discussão e criação dos mapas conceituais.
- Mediar os debates e discussões em grupo.
- Disponibilizar recursos para a criação dos mapas conceituais.
- Avaliar os trabalhos dos alunos com base nos critérios definidos.
Ações do aluno
- Ler o texto em inglês antes da aula.
- Identificar as informações-chave do texto e fazer anotações.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e oito sub-ideias.
- Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
- Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva.