Aula sobre Fecundacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A fecundação é um processo fundamental para a reprodução humana e animal. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre o assunto para entenderem melhor as transformações que ocorrem na puberdade e como o corpo humano funciona. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um diário de bordo, no qual devem registrar o problema, as alternativas e a solução relacionados ao tema. Para contextualizar, é possível trazer exemplos de animais que se reproduzem de forma diferente dos humanos, como as aves, que têm ovos e os chocam para que os filhotes cresçam. Também é possível destacar a importância da fecundação para a perpetuação da espécie humana.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduzir o assunto da fecundação, explicando o que é e como funciona. É importante destacar que a fecundação é o processo que ocorre quando o espermatozoide do homem se une ao óvulo da mulher, formando um embrião.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo discuta um aspecto específico da fecundação, como as etapas do processo ou a importância dos hormônios sexuais.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, no qual devem registrar o problema, as alternativas e a solução relacionados ao tema da fecundação. O diário deve ser criado de forma criativa e utilizando materiais diversos, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o que registraram em cada etapa. Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Após as apresentações, promover um debate em grupo sobre o tema da fecundação, incentivando a troca de ideias e opiniões entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática do tema

    Para finalizar, propor uma atividade prática relacionada ao tema da fecundação, como a observação de células reprodutivas ao microscópio ou a realização de um experimento que simule o processo de fecundação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.
  • Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos diários.
  • Compreensão do tema da fecundação e das transformações que ocorrem na puberdade.
  • Habilidade em analisar e explicar os conceitos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da fecundação de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos para promover a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Propor atividades práticas relacionadas ao tema para consolidar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante a criação do diário de bordo.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do diário.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate em grupo e trocar ideias com os colegas.