Aula sobre Fecundacao
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A fecundação é um processo fundamental para a reprodução humana e animal. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre o assunto para entenderem melhor as transformações que ocorrem na puberdade e como o corpo humano funciona. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um diário de bordo, no qual devem registrar o problema, as alternativas e a solução relacionados ao tema. Para contextualizar, é possível trazer exemplos de animais que se reproduzem de forma diferente dos humanos, como as aves, que têm ovos e os chocam para que os filhotes cresçam. Também é possível destacar a importância da fecundação para a perpetuação da espécie humana.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduzir o assunto da fecundação, explicando o que é e como funciona. É importante destacar que a fecundação é o processo que ocorre quando o espermatozoide do homem se une ao óvulo da mulher, formando um embrião.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça que cada grupo discuta um aspecto específico da fecundação, como as etapas do processo ou a importância dos hormônios sexuais.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, no qual devem registrar o problema, as alternativas e a solução relacionados ao tema da fecundação. O diário deve ser criado de forma criativa e utilizando materiais diversos, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos diários
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o que registraram em cada etapa. Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 5 - Debate em grupo
Após as apresentações, promover um debate em grupo sobre o tema da fecundação, incentivando a troca de ideias e opiniões entre os alunos.Etapa 6 - Aplicação prática do tema
Para finalizar, propor uma atividade prática relacionada ao tema da fecundação, como a observação de células reprodutivas ao microscópio ou a realização de um experimento que simule o processo de fecundação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.
- Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo.
- Clareza e objetividade na apresentação dos diários.
- Compreensão do tema da fecundação e das transformações que ocorrem na puberdade.
- Habilidade em analisar e explicar os conceitos relacionados ao tema.
Ações do professor
- Introduzir o tema da fecundação de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos para promover a colaboração entre os alunos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do diário de bordo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Propor atividades práticas relacionadas ao tema para consolidar o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas durante a criação do diário de bordo.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação do diário.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar do debate em grupo e trocar ideias com os colegas.