Aula sobre Fecundacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A fecundação é um tema importante para o estudo da biologia, pois é o processo pelo qual um espermatozoide e um óvulo se unem para formar um embrião. É um processo fundamental para a reprodução humana e animal. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Vamos abordar como ocorre a fecundação, os hormônios sexuais e as transformações que ocorrem na puberdade. É importante que os alunos compreendam as mudanças que ocorrem em seus corpos e como isso afeta sua saúde e bem-estar.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresentar o tema e seus objetivos para a aula. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explicar como o template deve ser preenchido e como ele será utilizado durante a aula.

  2. Etapa 2 - Fecundação

    Explicar como ocorre a fecundação, utilizando recursos visuais como imagens e vídeos para tornar o conteúdo mais didático e envolvente. Os alunos irão preencher o campo de registro de aprendizagem, descrevendo o processo de fecundação.

  3. Etapa 3 - Hormônios Sexuais

    Abordar as alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e como elas afetam o corpo. Os alunos irão preencher o campo de registro de aprendizagem, descrevendo como os hormônios sexuais afetam o corpo humano.

  4. Etapa 4 - Transformações na Puberdade

    Explicar as transformações que ocorrem durante a puberdade, como o crescimento de pelos, o desenvolvimento das características sexuais secundárias e a mudança de voz. Os alunos irão preencher o campo de registro de aprendizagem, descrevendo as transformações que ocorrem durante a puberdade.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem, descrevendo o que aprenderam durante a aula. Avaliar o template e dar feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de registro de aprendizagem e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do conhecimento.
  • Compreensão dos alunos sobre o processo de fecundação, hormônios sexuais e transformações na puberdade.
  • Habilidade dos alunos em preencher o template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos para a aula.
  • Utilizar recursos visuais para tornar o conteúdo mais didático e envolvente.
  • Dar feedback para os alunos sobre o template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Descrever o processo de fecundação, hormônios sexuais e transformações na puberdade no template de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente na construção do conhecimento.