Aula sobre Fecundacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A fecundação é o processo pelo qual um espermatozoide se une a um óvulo, dando origem ao zigoto, que se desenvolve em um embrião. Esse é um dos processos mais importantes para a reprodução humana e animal. É um tema que pode ser encontrado em diversos campos do conhecimento, como biologia, medicina, psicologia, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve revisão sobre a puberdade e os hormônios sexuais. Em seguida, apresenta o tema da aula, a fecundação, e os objetivos a serem alcançados.Exemplo prático: utilize imagens e vídeos sobre o processo de fecundação.
Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos são divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Explique a função de cada grupo baseado no tema escolhido na etapa 3 e distribua os materiais necessários para a atividade.Exemplo prático: cartões com o nome de cada grupo e pedir que os alunos se organizem de acordo com a função.
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo defensor e opositor deve realizar uma pesquisa sobre um subtema relacionado à fecundação, como o processo de fertilização, a formação do zigoto, a implantação do embrião, fronteiras do debate ético da fecundação in vitro, geração de quimeras, raças de cachorro geradas por fecundação in vitro, clonagem, métodos de clonagem (evitando profundidade). Os grupos devem buscar informações em livros, artigos científicos e sites confiáveis.Disponibilize uma lista de fontes confiáveis para pesquisa, como: galileu, superinteressante, natgeo, etc.
Etapa 4 - Discussão
Os grupos defensor e opositor apresentam suas pesquisas e argumentos sobre o subtema. A banca julgadora avalia as apresentações e faz perguntas aos grupos.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora delibera e decide qual grupo apresentou os melhores argumentos e evidências sobre o subtema. O público também pode participar da deliberação e dar sua opinião.Utilize um quadro para registrar a decisão da banca julgadora e do público.
Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das apresentações e da deliberação da banca julgadora e do público. Em seguida, realiza uma discussão sobre a importância da fecundação e seus processos para a reprodução humana e animal.Etapa 7 - Avaliação
Peça que os alunos avaliem a atividade e dêem sugestões para melhorias em futuras aulas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e defesa de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação dos grupos na pesquisa e apresentação dos argumentos.
- Qualidade das evidências apresentadas pelos grupos.
- Participação da banca julgadora e do público na deliberação.
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Participação dos alunos na discussão final.
Ações do professor
- Explicar claramente as regras e objetivos da atividade.
- Orientar os alunos na escolha dos subtemas para pesquisa.
- Estimular a participação de todos os grupos na atividade.
- Fazer intervenções quando necessário para manter a discussão produtiva.
- Realizar a síntese final e discussão sobre a importância da fecundação.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o subtema designado.
- Apresentar argumentos claros e coerentes durante a atividade.
- Participar da deliberação e da discussão final.
- Trabalhar em equipe e colaborar com o grupo.
- Avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.