Aula sobre Fecundacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A fecundação é um processo fundamental para a reprodução humana e animal. É importante que os alunos entendam como esse processo ocorre, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, por exemplo, quando se fala sobre a gravidez e o desenvolvimento fetal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça breve introdução sobre o tema, apresentando o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Preparação para a Sala de Aula Invertida

    Disponibilize aos alunos um material de apoio que contenha informações sobre a fecundação, os hormônios sexuais e o sistema nervoso. Esse material pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação em slides. Os alunos terão a tarefa de estudar esse material em casa para se prepararem para a próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos: fecundação in vitro, tipos de fecundação, barreiras específicas fecundação, gêmeos, etc.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre o tema, ressaltando os principais pontos abordados pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Investigarem como as características dos gametas contribuem para a fecundação. Ex: acrossoma do espermatozoide, barreiras dos ovócitos, líquido seminal, dentre outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que é a fecundação e suas diferentes formas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e trocar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar um material de apoio para os alunos se prepararem para a Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema e ressaltar os principais pontos abordados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio disponibilizado pelo professor.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Escrever um texto sobre o tema, utilizando as informações apresentadas no mapa conceitual e nas discussões em grupo.