Aula sobre Fecundacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A fecundação é um processo fundamental para a reprodução humana e animal. É importante que os alunos entendam como esse processo ocorre, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, por exemplo, quando se fala sobre a gravidez e o desenvolvimento fetal.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça breve introdução sobre o tema, apresentando o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.Etapa 2 - Preparação para a Sala de Aula Invertida
Disponibilize aos alunos um material de apoio que contenha informações sobre a fecundação, os hormônios sexuais e o sistema nervoso. Esse material pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação em slides. Os alunos terão a tarefa de estudar esse material em casa para se prepararem para a próxima etapa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos: fecundação in vitro, tipos de fecundação, barreiras específicas fecundação, gêmeos, etc.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.Etapa 6 - Reflexão final
Faça uma reflexão final sobre o tema, ressaltando os principais pontos abordados pelos alunos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Investigarem como as características dos gametas contribuem para a fecundação. Ex: acrossoma do espermatozoide, barreiras dos ovócitos, líquido seminal, dentre outros.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o que é a fecundação e suas diferentes formas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e trocar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do texto produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar um material de apoio para os alunos se prepararem para a Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e ressaltar os principais pontos abordados pelos alunos.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio disponibilizado pelo professor.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual criado pelo grupo.
- Escrever um texto sobre o tema, utilizando as informações apresentadas no mapa conceitual e nas discussões em grupo.