Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Fenômenos naturais são eventos que ocorrem na natureza sem a intervenção do ser humano, como terremotos, furacões, tsunamis e incêndios florestais. Esses fenômenos têm grande impacto no meio ambiente e podem afetar diretamente a vida das pessoas e dos animais que habitam determinada região. Nesta aula, vamos entender como os fenômenos naturais podem afetar os ecossistemas e as populações que neles habitam, bem como avaliar os impactos ambientais que esses fenômenos podem causar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o conceito de fenômenos naturais e impactos ambientais. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre um fenômeno natural específico e seus impactos ambientais. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

    Exemplo prático: O grupo escolhe estudar o furacão Katrina e seus impactos na cidade de Nova Orleans.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. Em seguida, deverão discutir em grupo os principais pontos levantados e escolher uma ideia para trabalhar na próxima etapa.

    Exemplo prático: O grupo decide focar nos impactos do furacão Katrina na fauna e flora da região.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Nesta etapa, os grupos deverão definir como irão apresentar as informações escolhidas na etapa anterior. Podem optar por criar um infográfico, um vídeo, um cartaz ou uma apresentação de slides. O importante é que a apresentação seja clara e objetiva.

    Exemplo prático: O grupo decide criar um infográfico mostrando como o furacão Katrina afetou a biodiversidade da região.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as informações organizadas e a ideia definida, os grupos deverão criar um protótipo da apresentação escolhida. Esteja disponível para auxiliar os alunos, tirar dúvidas e talvez fornecer um esqueleto de apresentação.

    Exemplo prático: O grupo começa a criar o infográfico, selecionando as imagens e informações mais importantes.


  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, os grupos apresentam seus trabalhos para a turma e todos devem avaliar a clareza e objetividade das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Proponha uma discussão sobre os impactos ambientais dos fenômenos naturais e como podemos nos preparar para lidar com essas situações.

    Exemplo prático: O grupo apresenta o infográfico e os impactos do furacão Katrina na biodiversidade da região. A turma avalia a apresentação e faz perguntas sobre o tema.


  7. Etapa 7 - Pergunta para casa

    Envie a seguinte pergunta para que os alunos respondam em casa e tragam na próxima aula: “Por que alguns países sofrem mais com fenômenos naturais do que outros?”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos ambientais causados pelos fenômenos naturais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a criatividade e a inovação na apresentação das informações.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.
  • Qualidade e organização do protótipo criado.
  • Participação ativa do aluno nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fenômenos naturais e impactos ambientais.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Auxiliar na criação do protótipo e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um fenômeno natural específico e seus impactos ambientais.
  • Criar um mapa mental com as informações coletadas.
  • Definir a ideia e a apresentação a ser trabalhada.
  • Criar um protótipo da apresentação escolhida.
  • Apresentar o trabalho para a turma e avaliar as apresentações dos demais grupos.