Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Fenômenos naturais e impactos ambientais" é importante para que os alunos compreendam como a natureza pode afetar a vida das pessoas e dos ecossistemas. É fundamental que os estudantes entendam como os fenômenos naturais podem impactar a vida humana e como a ação humana pode afetar o meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Fenômenos naturais e impactos ambientais" e explique a importância de estudá-lo. Os alunos devem ser estimulados a compartilhar suas experiências com fenômenos naturais, como enchentes, deslizamentos, terremotos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia em grupos, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Disponha nomes de grandes acidentes naturais para que os alunos escolham um fenômeno natural e uma população que foi afetada por ele para preencher o mapa de empatia. Incentive a discussão em grupo e auxiliar os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar como o fenômeno natural afetou a pessoa escolhida. Estimule a discussão e o debate sobre os impactos dos fenômenos naturais.

  4. Etapa 4 - Identificação dos impactos ambientais

    Os alunos devem identificar os impactos ambientais causados pelo fenômeno natural escolhido e apresentar para a turma. Auxilie na identificação dos impactos e estimular a discussão sobre a relação entre a ação humana e os fenômenos naturais.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento de soluções

    Os alunos devem pensar em soluções para minimizar os impactos ambientais causados pelo fenômeno natural escolhido. Eles podem criar cartazes, vídeos, maquetes, entre outras formas de apresentação. Disponha esqueletos ou modelos se achar necessário.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar sua solução para minimizar os impactos ambientais causados pelo fenômeno natural escolhido. Estimule a discussão e o debate sobre as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância de estudar os fenômenos naturais e seus impactos ambientais. Os alunos devem ser estimulados a compartilhar o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar soluções para minimizar os impactos ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Coerência entre os impactos ambientais identificados e as soluções propostas.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Auxiliar na criação do mapa de empatia e na identificação dos impactos ambientais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação das soluções.
  • Fazer reflexões sobre o que foi aprendido durante a aula.
  • Estimular o debate e a discussão sobre os temas abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de empatia de qualidade.
  • Identificar os impactos ambientais causados pelo fenômeno natural escolhido.
  • Criar soluções criativas e coerentes com os impactos identificados.
  • Compartilhar o que foi aprendido durante a aula.