Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os fenômenos naturais, como chuvas e vulcanismo, afetam diretamente a vida das pessoas e podem causar impactos ambientais. É importante que os estudantes compreendam como a natureza e o meio ambiente podem ser afetados pelas ações humanas e pela própria natureza, e que estes fenômenos podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Dessa forma, os estudantes devem ser capazes de entender as consequências desses impactos e como eles afetam diretamente o ecossistema e a vida das pessoas. Nesta aula os alunos devem realizar pesquisas para aprofundar seus conhecimentos e, também, devem criar um registro de aprendizagem.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância de estudar os fenômenos naturais e seus impactos ambientais. Você pode utilizar exemplos de fenômenos naturais e seus impactos ambientais, como chuvas e vulcanismo. Em seguida, explique aos alunos como criar seus registros de aprendizagem. Depois, peça que preencham o campo de Check-in respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre o tema?"Etapa 2 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo deve escolher um fenômeno natural para estudarEtapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre os impactos ambientais gerados pelo fenômeno natural escolhido. Eles também devem pensar em possíveis soluções para minimizá-los. Circule pela sala e oriente os alunos neste processo.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar seus resultados para toda a turma. Eles podem utilizar recursos audiovisuais, como slides, cartazes ou vídeos. Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus registros de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que aprendi com as apresentações dos grupos?"Etapa 5 - Discussão em sala
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as apresentações dos grupos, incentivando os alunos a expor suas opiniões e comentários.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese sobre o tema, reforçando a importância de cuidarmos do meio ambiente e dos impactos que nossas ações podem causar. Os alunos devem finalizar seus registros de aprendizagem preenchendo o campo de Check-out respondendo à pergunta: "O que aprendi nesta aula?"
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental;
- Compreender os impactos causados por fenômenos naturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em sala de aula;
- Qualidade do registro de aprendizagem;
- Qualidade da apresentação do grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
- Incentivar a participação dos alunos nas atividades propostas;
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula;
- Realizar pesquisas e análises críticas sobre o tema;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.