Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os fenômenos naturais, como chuvas e vulcanismo, afetam diretamente a vida das pessoas e podem causar impactos ambientais. É importante que os estudantes compreendam como a natureza e o meio ambiente podem ser afetados pelas ações humanas e pela própria natureza, e que estes fenômenos podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Dessa forma, os estudantes devem ser capazes de entender as consequências desses impactos e como eles afetam diretamente o ecossistema e a vida das pessoas. Nesta aula os alunos devem realizar pesquisas para aprofundar seus conhecimentos e, também, devem criar um registro de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de estudar os fenômenos naturais e seus impactos ambientais. Você pode utilizar exemplos de fenômenos naturais e seus impactos ambientais, como chuvas e vulcanismo. Em seguida, explique aos alunos como criar seus registros de aprendizagem. Depois, peça que preencham o campo de Check-in respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre o tema?"

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo deve escolher um fenômeno natural para estudar

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre os impactos ambientais gerados pelo fenômeno natural escolhido. Eles também devem pensar em possíveis soluções para minimizá-los. Circule pela sala e oriente os alunos neste processo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar seus resultados para toda a turma. Eles podem utilizar recursos audiovisuais, como slides, cartazes ou vídeos. Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus registros de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que aprendi com as apresentações dos grupos?"

  5. Etapa 5 - Discussão em sala

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as apresentações dos grupos, incentivando os alunos a expor suas opiniões e comentários.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre o tema, reforçando a importância de cuidarmos do meio ambiente e dos impactos que nossas ações podem causar. Os alunos devem finalizar seus registros de aprendizagem preenchendo o campo de Check-out respondendo à pergunta: "O que aprendi nesta aula?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental;
  • Compreender os impactos causados por fenômenos naturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula;
  • Qualidade do registro de aprendizagem;
  • Qualidade da apresentação do grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Incentivar a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula;
  • Realizar pesquisas e análises críticas sobre o tema;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.