Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Fenômenos naturais e impactos ambientais". Vamos discutir como esses fenômenos afetam os ecossistemas e as populações que vivem neles. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A aula será focada em discutir as consequências dos fenômenos naturais e como eles afetam a vida na Terra.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema, explicando o que são fenômenos naturais e como eles podem afetar os ecossistemas. Serão usados exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    O professor irá dividir a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o tema, buscando informações sobre os fenômenos naturais e seus impactos ambientais. O grupo defensor deverá buscar argumentos que justifiquem a diferenciação das queimadas antrópicas para as naturais, enquanto o grupo opositor relativizará por estar interessado em usar hectares de terra para fins econômicos e precisa queimar locais.

  4. Etapa 4 - Elaboração rubrica

    A banca estudará os dois temas para ter poder crítico e o grupo observador elaborará uma rubrica para avaliar o debate e ajudar no julgamento da decisão. Direcione o grupo observador explicando o que é uma rubrica e se possível forneça um esqueleto.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos irão debater sobre o tema, apresentando seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora irá mediar valiar e selecionar os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Decisão

    Com a ajuda do grupo observador, banca delibera sobre o poder incendiar a área ou não.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo um resumo do que foi discutido e reforçando a importância de se entender os impactos dos fenômenos naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os grupos na pesquisa e no debate.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate.
  • Apresentar argumentos consistentes e coerentes.