Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os fenômenos naturais e seus impactos ambientais são temas importantes para serem discutidos em sala de aula, pois estão presentes em nosso cotidiano e afetam diretamente a vida das pessoas. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo realizará uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Exemplo de contextualização: Os alunos poderão compreender a importância deste tema no cotidiano através de exemplos práticos, como o desmatamento de florestas, que pode provocar erosões, alterar o ciclo das águas e afetar a vida de diversas espécies, incluindo a humana. Além disso, eles podem ser estimulados a refletir sobre as consequências das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar e o derretimento das geleiras, que podem provocar a extinção de espécies marinhas e de animais que dependem do gelo para sobreviver.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a metodologia utilizada. Ele também pode apresentar exemplos práticos sobre os impactos ambientais provocados por fenômenos naturais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Dinâmica em grupo

    Os alunos do grupo 1 participarão de uma dinâmica em grupo em que deverão pensar em qual fenômeno natural é provável de acontecer em sua comunidade e o porquê, bem como suas consequências (terremoto ou uma enchente). Eles deverão avaliar os impactos ambientais e sociais e propor soluções para minimizar os danos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo e debate

    Os alunos do grupo 2 assistirão a um vídeo sobre um determinado fenômeno natural e seus impactos ambientais. Após o vídeo, eles deverão debater em grupo sobre as consequências, o porquê daquele fenômeno ocorrer ali e possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos do grupo 3 farão uma pesquisa em grupo sobre extinções em massa e fenômenos naturais. Eles deverão apresentar seus resultados para os demais grupos na próxima etapa.

    Disponibilize fontes de pesquisa.


  5. Etapa 5 - Socialização das atividades

    Os grupos se reúnem para socializar as atividades realizadas em cada estação. O grupo 1 apresenta suas soluções para minimizar os danos provocados por um determinado fenômeno natural, o grupo 2 apresenta suas conclusões sobre o vídeo assistido e o grupo 3 apresenta os resultados de sua pesquisa.

  6. Etapa 6 - Avaliação das atividades

    Avalie as atividades realizadas pelos alunos e faz comentários sobre os resultados obtidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tema e destacando a relevância das atividades realizadas para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e a capacidade dos alunos em propor soluções para minimizar os impactos ambientais.
  • Desenvolver o trabalho em grupo e a capacidade dos alunos em debater e expor suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções propostas.
  • Capacidade de argumentação e debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Envolvimento e interesse demonstrado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Debater e expor suas ideias de forma clara e coerente.
  • Realizar a pesquisa proposta.
  • Apresentar suas soluções e conclusões de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar interesse e envolvimento durante toda a aula.