Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Fenômenos naturais e impactos ambientais" é importante para que os alunos compreendam como as catástrofes naturais e as mudanças no meio ambiente afetam as populações e o ecossistema. Além disso, é essencial que os estudantes entendam como suas ações cotidianas podem impactar diretamente o meio ambiente. Um exemplo prático é a poluição do ar, que pode causar problemas respiratórios em humanos e animais, além de afetar a qualidade do solo e da água.
Etapa 1 - Estudo prévio
Envie para os alunos lerem ou assistirem em casa material contendo eventos de extinção em massa causados por fenômenos naturais.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Fenômenos naturais e impactos ambientais", contextualizando-o para os alunos e explicando a metodologia que será utilizada na aula.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esteja disponível para ajudar os alunos durante a atividade.Exemplos: Fenômenos naturais e extinções em massa, como os fenômenos naturais afetam a qualidade de vida das pessoas, pontos positivos dos fenômenos naturais, Queda de meteoros é um fenômeno natural?, etc.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais, compartilhando informações e ideias.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações contidas nele e como elas se relacionam com o tema.Etapa 6 - Debate
Ao final das apresentações, o professor deverá promover um debate com a turma, a fim de consolidar o aprendizado e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos deverão realizar uma autoavaliação sobre a atividade, destacando o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
- Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
- Promover a troca de informações e ideias entre os alunos.
- Promover o debate e a reflexão sobre o tema.
- Estimular a autoavaliação e a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na construção do mapa conceitual.
- Coerência e clareza na construção do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo e no debate.
- Capacidade de reflexão e autoavaliação sobre o processo de aprendizagem.
- Compreensão do tema e das relações entre suas diferentes partes.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia para a turma.
- Ficar disponível para ajudar os alunos durante a atividade.
- Promover o debate e a reflexão sobre o tema.
- Estimular a troca de informações e ideias entre os alunos.
- Realizar a avaliação da atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa prévia sobre o tema.
- Construir o mapa conceitual de forma coerente e clara.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
- Refletir e avaliar o próprio processo de aprendizagem.
- Compreender o tema e as relações entre suas diferentes partes.