Aula sobre Fenomenos Naturais E Impactos Ambientais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Fenômenos naturais e impactos ambientais" é importante para que os alunos compreendam como as catástrofes naturais e as mudanças no meio ambiente afetam as populações e o ecossistema. Além disso, é essencial que os estudantes entendam como suas ações cotidianas podem impactar diretamente o meio ambiente. Um exemplo prático é a poluição do ar, que pode causar problemas respiratórios em humanos e animais, além de afetar a qualidade do solo e da água.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Envie para os alunos lerem ou assistirem em casa material contendo eventos de extinção em massa causados por fenômenos naturais.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fenômenos naturais e impactos ambientais", contextualizando-o para os alunos e explicando a metodologia que será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esteja disponível para ajudar os alunos durante a atividade.

    Exemplos: Fenômenos naturais e extinções em massa, como os fenômenos naturais afetam a qualidade de vida das pessoas, pontos positivos dos fenômenos naturais, Queda de meteoros é um fenômeno natural?, etc.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais, compartilhando informações e ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações contidas nele e como elas se relacionam com o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Ao final das apresentações, o professor deverá promover um debate com a turma, a fim de consolidar o aprendizado e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão realizar uma autoavaliação sobre a atividade, destacando o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Promover a troca de informações e ideias entre os alunos.
  • Promover o debate e a reflexão sobre o tema.
  • Estimular a autoavaliação e a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na construção do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na construção do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo e no debate.
  • Capacidade de reflexão e autoavaliação sobre o processo de aprendizagem.
  • Compreensão do tema e das relações entre suas diferentes partes.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia para a turma.
  • Ficar disponível para ajudar os alunos durante a atividade.
  • Promover o debate e a reflexão sobre o tema.
  • Estimular a troca de informações e ideias entre os alunos.
  • Realizar a avaliação da atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa prévia sobre o tema.
  • Construir o mapa conceitual de forma coerente e clara.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Refletir e avaliar o próprio processo de aprendizagem.
  • Compreender o tema e as relações entre suas diferentes partes.