Feudalismo: senhores e servos

Você sabe como era a dinâmica de um feudo? Quais as obrigações que o servo tinha com o senhor? Vamos aprender nessa aula de História! 👑


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a relação dos servos e senhores, durante a Idade Média, é certo afirmar que:

    A) O senhorio era dividido em partes que eram trabalhadas pelos servos, que tinham que pagar alguns impostos, como a corveia e a talha.

    B) Os servos eram obrigados a pagar impostos ao senhor. Um exemplo é a corveia, que é o pagamento pelo uso de instrumentos do senhor, como o moinho, forno etc.

    C) Tanto os senhores quanto os servos trabalhavam na terra para poder garantir o sustento do feudo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos aprender sobre as relações entre senhores e servos no feudalismo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

    Gamificação

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos entender como funcionava essa relação entre senhores e servos e como ela influenciou a organização da sociedade medieval. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Ao final da aula, os alunos terão criado um template de design sprint para aplicar em outros temas.

    Design Sprint

    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos no período feudal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O feudalismo é um tema importante para entendermos a organização social e política da Europa medieval. Nessa época, a sociedade era dividida em senhores e servos, onde os senhores eram donos das terras e os servos trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Essa relação de dependência era baseada em obrigações mútuas e hierarquia. Para entender melhor esse período, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, onde os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas dos senhores e servos.

    Design Thinking

    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e tinham poder sobre os servos, que eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos no período feudal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os donos das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e abrigo. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos, como funcionava a organização do trabalho e da vida social na época e como isso se reflete na sociedade atual. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: