Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos entender como funcionava essa relação entre senhores e servos e como ela influenciou a organização da sociedade medieval. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Ao final da aula, os alunos terão criado um template de design sprint para aplicar em outros temas.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de feudalismo e explicar como funcionava a relação entre senhores e servos. Em seguida, os alunos irão pesquisar em grupos sobre a vida dos senhores e dos servos na Idade Média e apresentar suas descobertas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre as principais características dos senhores e dos servos na Idade Média. Em seguida, irão discutir em grupos sobre as semelhanças e diferenças entre essas duas classes sociais.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um aspecto da vida dos senhores e dos servos na Idade Média para aprofundar. Em seguida, irão criar um roteiro para uma cena teatral que represente essa situação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão ensaiar e apresentar suas cenas teatrais para a turma. Em seguida, irão discutir sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas cenas e como elas refletem a relação entre senhores e servos na Idade Média.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão criar um template de design sprint com as cinco etapas utilizadas na aula. Em seguida, irão discutir em grupos sobre como essa metodologia pode ser aplicada em outros temas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir sobre o tema. Você deve orientar os alunos a fazer perguntas e comentários sobre os protótipos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação de resultados para a turma.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade da cena teatral apresentada.
  • Capacidade de argumentação e reflexão sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas cenas teatrais.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de feudalismo e explicar como funcionava a relação entre senhores e servos.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo e na criação do mapa mental.
  • Auxiliar os alunos na criação do roteiro e na preparação da cena teatral.
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas cenas teatrais.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a vida dos senhores e dos servos na Idade Média.
  • Criar o mapa mental e discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as duas classes sociais.
  • Criar o roteiro e ensaiar a cena teatral.
  • Criar o template de design sprint e discutir em grupo sobre como essa metodologia pode ser aplicada em outros temas.