Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O feudalismo é um tema importante para entendermos a organização social e política da Europa medieval. Nessa época, a sociedade era dividida em senhores e servos, onde os senhores eram donos das terras e os servos trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Essa relação de dependência era baseada em obrigações mútuas e hierarquia. Para entender melhor esse período, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, onde os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas dos senhores e servos.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema do feudalismo e explicar a relação entre senhores e servos. Em seguida, irá explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre as perspectivas dos senhores e servos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Você irá apresentar exemplos práticos sobre a vida dos senhores e servos na época feudal, como a divisão de trabalho, a relação de dependência e a hierarquia social.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre as diferentes perspectivas dos senhores e servos e como essa relação de dependência afetava a vida de ambos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Você irá fazer uma síntese da aula, destacando as principais informações e conclusões.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa, como a criação de um desenho ou texto sobre a vida dos senhores e servos na época feudal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas dos senhores e servos na época feudal.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre temas históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão das diferentes perspectivas dos senhores e servos.
  • Capacidade de argumentação e debate.
  • Qualidade da síntese realizada pelo professor.
  • Qualidade da tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular o debate e a argumentação em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula.
  • Propor uma tarefa de casa (opcional).

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Argumentar e debater sobre as diferentes perspectivas dos senhores e servos.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).
  • Participar da síntese realizada pelo professor.