Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos aprender sobre as relações entre senhores e servos no feudalismo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar o feudalismo. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com uma única palavra ou frase curta. As afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.Etapa 4 - Troca de cartas
Os grupos irão trocar suas cartas com outro grupo.Etapa 5 - Jogo
Cada grupo irá jogar o jogo criado pelo outro grupo. O objetivo é acertar as perguntas e identificar as afirmações verdadeiras ou falsas.Etapa 6 - Discussão
Após o jogo, você irá conduzir uma discussão sobre o tema, utilizando as perguntas e afirmações do jogo como base.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Desempenho dos alunos durante o jogo.
- Participação ativa dos alunos na discussão após o jogo.
- Compreensão dos principais pontos abordados na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o feudalismo.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Conduzir a discussão após o jogo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Criar as perguntas e afirmações para o jogo.
- Participar ativamente do jogo.
- Participar ativamente da discussão após o jogo.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.