Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos aprender sobre as relações entre senhores e servos no feudalismo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o feudalismo. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com uma única palavra ou frase curta. As afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos irão trocar suas cartas com outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelo outro grupo. O objetivo é acertar as perguntas e identificar as afirmações verdadeiras ou falsas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após o jogo, você irá conduzir uma discussão sobre o tema, utilizando as perguntas e afirmações do jogo como base.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Participação ativa dos alunos na discussão após o jogo.
  • Compreensão dos principais pontos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o feudalismo.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir a discussão após o jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar as perguntas e afirmações para o jogo.
  • Participar ativamente do jogo.
  • Participar ativamente da discussão após o jogo.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.