Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos no período feudal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar o que é o feudalismo, quem eram os senhores e servos e como funcionavam as relações entre eles. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Você explicará as funções de cada grupo e distribuirá os materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para pesquisar sobre as relações entre senhores e servos no período feudal. Você pode disponibilizar materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão mais 30 minutos para preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão acompanhar a preparação dos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e os grupos terão mais 5 minutos para responder. Por fim, a banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as relações entre senhores e servos no período feudal. Os alunos poderão expressar suas opiniões e debater sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua sobre a aula e reforçará os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
  • Respeito às opiniões dos colegas e à diversidade de ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Apresentar argumentos claros e objetivos.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e a diversidade de ideias.