Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os donos das terras e os servos eram as pessoas que trabalhavam nessas terras em troca de proteção e abrigo. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos, como funcionava a organização do trabalho e da vida social na época e como isso se reflete na sociedade atual. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a época em que o feudalismo predominou na Europa. Em seguida, irá explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Organização do trabalho

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a organização do trabalho no feudalismo e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vida social

    Os alunos irão ler um texto sobre a vida social no feudalismo e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Relações entre senhores e servos

    Os alunos irão realizar uma atividade em grupo na qual irão simular uma situação de negociação entre um senhor feudal e um servo. Eles deverão pensar em estratégias para conseguir o que desejam e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos irão socializar suas produções e discutir sobre o que aprenderam durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome os principais pontos abordados na aula e faça uma reflexão sobre como as relações entre senhores e servos, aproveite para diferenciar o regime de servidão da escravidão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a época em que o feudalismo predominou na Europa.
  • Explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão sobre como as relações entre senhores e servos se refletem na sociedade atual.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a organização do trabalho no feudalismo e responder ao questionário.
  • Ler o texto sobre a vida social no feudalismo e responder ao questionário.
  • Realizar a atividade em grupo na qual irão simular uma situação de negociação entre um senhor feudal e um servo.
  • Discutir em grupo as respostas do questionário e apresentar para a turma.
  • Participar ativamente das atividades propostas.