Aula sobre Feudalismo Senhores E Servos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema, os senhores feudais eram os proprietários das terras e tinham poder sobre os servos, que eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores em troca de proteção e moradia. Nesta aula, vamos explorar as relações entre senhores e servos no período feudal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o período feudal. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema e farão anotações sobre as informações mais importantes.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso a um material de apoio sobre o tema e deverão estudá-lo em casa. O material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Você deve orientar os alunos a fazerem anotações e destacarem as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e discutirão as informações que estudaram em casa. Você deve orientar a discussão e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá preencher o template com as informações mais importantes sobre as relações entre senhores e servos no período feudal.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu template e discutirá as informações mais importantes sobre as relações entre senhores e servos no período feudal.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os conceitos mais importantes sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a autonomia dos alunos na busca por informações e no estudo individual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do grupo.
  • Capacidade de síntese e compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações e no estudo individual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar a apresentação dos grupos.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Buscar informações sobre o tema e estudar individualmente.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as informações do grupo de forma clara e objetiva.
  • . Fazer anotações e destacar as informações mais importantes.