Aula sobre Figura De Linguagem Metafora E Comparacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Figuras de linguagem são recursos utilizados na língua portuguesa para enriquecer e dar mais vivacidade às expressões. A metáfora e a comparação são duas figuras de linguagem muito utilizadas em textos literários, mas que também podem ser encontradas em nosso cotidiano. A metáfora consiste em uma comparação implícita, na qual uma palavra é utilizada no lugar de outra para transmitir uma ideia. Já a comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma semelhança entre duas coisas diferentes. Nesta atividade, serão trabalhadas essas figuras de linguagem e, utilizando a metodologia Design Sprint, será criado um template passo a passo para aplicá-las em nossas próprias produções textuais.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando o que são figuras de linguagem e apresentando exemplos de metáfora e comparação em textos literários e em situações do cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e explique que os alunos irão criar um template para aplicar essas figuras de linguagem em suas próprias produções textuais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem dividir-se em grupos e, utilizando uma folha de papel sulfite, deverão esboçar diversas metáforas e comparações que possam ser utilizadas em diferentes contextos. Circule pela sala e auxiliá-los nesta etapa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem escolher as melhores metáforas e comparações que foram criadas na etapa anterior e apresentá-las ao restante da turma. Em seguida, todos devem discutir e decidir quais serão as mais adequadas para aplicar em suas produções textuais.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem agora utilizar as metáforas e comparações selecionadas na etapa anterior para criar um pequeno texto. Oriente-os quanto à estrutura do texto e dê dicas de como utilizar as figuras de linguagem escolhidas de maneira adequada.

  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, os alunos devem apresentar suas produções textuais para o restante da turma e realizar uma avaliação coletiva, destacando as melhores aplicações das figuras de linguagem utilizadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação e metáfora;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação de textos literários dos alunos;
  • Aplicar a metodologia Design Sprint para desenvolver o pensamento crítico dos alunos e incentivar a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das figuras de linguagem escolhidas;
  • Coerência e coesão do texto criado;
  • Criatividade e originalidade na produção textual.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que são figuras de linguagem e como elas podem ser aplicadas em textos literários;
  • Orientar os alunos na criação das metáforas e comparações durante a etapa de esboço;
  • Auxiliar os alunos na construção de seus textos, dando dicas de estrutura e de como utilizar as figuras de linguagem escolhidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e na escolha das melhores figuras de linguagem;
  • Criar metáforas e comparações originais na etapa de esboço;
  • Utilizar as figuras de linguagem escolhidas de maneira adequada em seus textos.