Aula sobre Figura De Linguagem Metafora E Comparacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema e exemplos
Inicie a atividade apresentando o tema e dando alguns exemplos de metáfora e comparação. Em seguida, os alunos farão uma breve discussão sobre o que entenderam e poderão perguntar ao professor sobre o assunto.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Jogo de associaçãoOs alunos da estação 1 jogarão um jogo de associação, no qual eles terão que associar uma imagem a uma frase que contenha uma metáfora ou comparação. O jogo será realizado em duplas e cada dupla terá um tempo determinado para jogar.
Estação 2 - Leitura e análise de texto
Os alunos da estação 2 receberão um texto que contenha metáforas e comparações e realizarão a leitura e análise do texto. Eles deverão identificar as figuras de linguagem utilizadas e explicar o efeito de sentido que elas causam no texto.
Estação 3 - Criação de metáforas e comparações
Os alunos da estação 3 terão que criar frases utilizando metáforas e comparações. Eles poderão trabalhar individualmente ou em duplas e, ao final, deverão apresentar suas criações para a turma.
Etapa 3 - Roda de conversa
Ao final das estações, os alunos se reunirão em roda para compartilhar o que aprenderam e discutir sobre as atividades realizadas. Faça perguntas para a turma e tire dúvidas.Etapa 4 - Produção textual
Os alunos produzirão um texto utilizando pelo menos uma metáfora e uma comparação. O texto poderá ser escrito individualmente ou em duplas.Etapa 5 - Socialização dos textos
Ao final da atividade, os alunos poderão compartilhar seus textos com a turma, podendo ler em voz alta ou mostrar para o professor e para os colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases com metáforas e comparações;
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e lúdico.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das figuras de linguagem;
- Análise adequada dos efeitos de sentido das figuras de linguagem;
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade da produção textual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e dar exemplos práticos;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e colaborativo;
- Avaliar a aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Identificar corretamente as figuras de linguagem;
- Analisar adequadamente os efeitos de sentido das figuras de linguagem;
- Produzir um texto com pelo menos uma metáfora e uma comparação;
- Compartilhar suas produções com a turma.