Aula sobre Figura De Linguagem Metafora E Comparacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A figura de linguagem é uma estratégia utilizada na construção de textos para transmitir uma mensagem de forma mais criativa e atrativa para o leitor. Nesta atividade, serão trabalhadas as figuras de linguagem metáfora e comparação, que são muito comuns na nossa língua e podem ser encontradas em diversos contextos, como na literatura, na publicidade, na música e no cotidiano. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada um terá uma atividade diferente relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e exemplos

    Inicie a atividade apresentando o tema e dando alguns exemplos de metáfora e comparação. Em seguida, os alunos farão uma breve discussão sobre o que entenderam e poderão perguntar ao professor sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Jogo de associação

    Os alunos da estação 1 jogarão um jogo de associação, no qual eles terão que associar uma imagem a uma frase que contenha uma metáfora ou comparação. O jogo será realizado em duplas e cada dupla terá um tempo determinado para jogar.

    Estação 2 - Leitura e análise de texto

    Os alunos da estação 2 receberão um texto que contenha metáforas e comparações e realizarão a leitura e análise do texto. Eles deverão identificar as figuras de linguagem utilizadas e explicar o efeito de sentido que elas causam no texto.

    Estação 3 - Criação de metáforas e comparações

    Os alunos da estação 3 terão que criar frases utilizando metáforas e comparações. Eles poderão trabalhar individualmente ou em duplas e, ao final, deverão apresentar suas criações para a turma.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em roda para compartilhar o que aprenderam e discutir sobre as atividades realizadas. Faça perguntas para a turma e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos produzirão um texto utilizando pelo menos uma metáfora e uma comparação. O texto poderá ser escrito individualmente ou em duplas.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Ao final da atividade, os alunos poderão compartilhar seus textos com a turma, podendo ler em voz alta ou mostrar para o professor e para os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases com metáforas e comparações;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e lúdico.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das figuras de linguagem;
  • Análise adequada dos efeitos de sentido das figuras de linguagem;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da produção textual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e dar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e colaborativo;
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar corretamente as figuras de linguagem;
  • Analisar adequadamente os efeitos de sentido das figuras de linguagem;
  • Produzir um texto com pelo menos uma metáfora e uma comparação;
  • Compartilhar suas produções com a turma.