Aula sobre Figura De Linguagem Metafora E Comparacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, será trabalhado o tema das figuras de linguagem, especificamente sobre metáfora e comparação. Essas figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde as músicas até os discursos políticos. Elas são importantes para dar mais expressividade e clareza ao nosso discurso. Na metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os alunos aprenderão a analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem e a aplicá-las em suas próprias produções textuais.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Para a atividade prévia antes da atividade sobre metáfora e comparação, os alunos serão convidados a observar e selecionar três objetos ou elementos presentes em seu ambiente doméstico. Eles deverão descrever cada objeto usando palavras que não sejam literais, ou seja, fazer comparações ou atribuir características metafóricas a eles. Por exemplo, descrever uma cadeira como um "trono de conforto" ou uma xícara como um "abrigo para a alma". Eles deverão fazer suas anotações no caderno.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve revisão sobre o que são figuras de linguagem. Em seguida, apresente o tema da atividade, que é metáfora e comparação. Para isso, proponha uma atividade em que os alunos devem observar as figuras de linguagem em algumas músicas conhecidas e destacar quais são as metáforas e comparações presentes nas letras. Depois, peça que os alunos compartilhem a atividade prévia realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos criam o mapa conceitual sobre o tema. Oriente os alunos a criarem uma ideia central e, a partir dela, oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Os alunos podem fazer isso individualmente ou em duplas, usando uma folha de papel sulfite ou uma cartolina.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos compartilham seus mapas conceituais em um grupo de discussão, apresentando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação de todos e faça perguntas para aprofundar a discussão.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto utilizando metáforas e comparações. Oriente os alunos a usar as figuras de linguagem de forma coerente e apropriada, incentivando a criatividade na produção do texto.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Os alunos devem revisar seus textos, focando na aplicação correta das figuras de linguagem e na clareza e coesão do texto.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos apresentam seus textos para a turma, compartilhando suas ideias e as figuras de linguagem que utilizaram. Incentive a participação de todos e fazer perguntas para aprofundar a discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem;
  • Incentivar a criatividade na produção textual;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias;
  • Fomentar o uso de ferramentas digitais para a aprendizagem;
  • Estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência e adequação das figuras de linguagem utilizadas no texto;
  • Clareza e coesão do texto;
  • Criatividade e originalidade na produção textual;
  • Participação efetiva na discussão em grupo;
  • Utilização adequada das ferramentas digitais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Estimular a participação de todos na discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na produção textual e na revisão do texto;
  • Disponibilizar ferramentas digitais para a aprendizagem;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado;
  • Produzir um texto criativo e original utilizando metáfora e comparação;
  • Revisar o texto com atenção e cuidado;
  • Utilizar as ferramentas digitais disponibilizadas pelo professor.