Aula sobre Figura De Linguagem Metafora E Comparacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, será trabalhado o tema das figuras de linguagem, especificamente sobre metáfora e comparação. Essas figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde as músicas até os discursos políticos. Elas são importantes para dar mais expressividade e clareza ao nosso discurso. Na metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os alunos aprenderão a analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem e a aplicá-las em suas próprias produções textuais.
Etapa 1 - Pré-atividade
Para a atividade prévia antes da atividade sobre metáfora e comparação, os alunos serão convidados a observar e selecionar três objetos ou elementos presentes em seu ambiente doméstico. Eles deverão descrever cada objeto usando palavras que não sejam literais, ou seja, fazer comparações ou atribuir características metafóricas a eles. Por exemplo, descrever uma cadeira como um "trono de conforto" ou uma xícara como um "abrigo para a alma". Eles deverão fazer suas anotações no caderno.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve revisão sobre o que são figuras de linguagem. Em seguida, apresente o tema da atividade, que é metáfora e comparação. Para isso, proponha uma atividade em que os alunos devem observar as figuras de linguagem em algumas músicas conhecidas e destacar quais são as metáforas e comparações presentes nas letras. Depois, peça que os alunos compartilhem a atividade prévia realizada em casa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos criam o mapa conceitual sobre o tema. Oriente os alunos a criarem uma ideia central e, a partir dela, oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Os alunos podem fazer isso individualmente ou em duplas, usando uma folha de papel sulfite ou uma cartolina.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos compartilham seus mapas conceituais em um grupo de discussão, apresentando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação de todos e faça perguntas para aprofundar a discussão.Etapa 5 - Produção de texto
Os alunos devem produzir um texto utilizando metáforas e comparações. Oriente os alunos a usar as figuras de linguagem de forma coerente e apropriada, incentivando a criatividade na produção do texto.Etapa 6 - Revisão
Os alunos devem revisar seus textos, focando na aplicação correta das figuras de linguagem e na clareza e coesão do texto.Etapa 7 - Apresentação
Os alunos apresentam seus textos para a turma, compartilhando suas ideias e as figuras de linguagem que utilizaram. Incentive a participação de todos e fazer perguntas para aprofundar a discussão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem;
- Incentivar a criatividade na produção textual;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias;
- Fomentar o uso de ferramentas digitais para a aprendizagem;
- Estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Coerência e adequação das figuras de linguagem utilizadas no texto;
- Clareza e coesão do texto;
- Criatividade e originalidade na produção textual;
- Participação efetiva na discussão em grupo;
- Utilização adequada das ferramentas digitais.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
- Estimular a participação de todos na discussão em grupo;
- Orientar os alunos na produção textual e na revisão do texto;
- Disponibilizar ferramentas digitais para a aprendizagem;
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado;
- Produzir um texto criativo e original utilizando metáfora e comparação;
- Revisar o texto com atenção e cuidado;
- Utilizar as ferramentas digitais disponibilizadas pelo professor.