Aula sobre Figuras De Palavra
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Antes de começar a atividade, é importante contextualizar o tópico “figuras de linguagem” para os alunos. Explique que as figuras de linguagem são recursos utilizados para tornar a linguagem mais expressiva e criativa. Elas podem ser divididas em figuras de som, de palavras, de pensamento e de construção.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Professor, apresente o problema aos alunos, que consiste em criar um diário de bordo sobre as figuras de linguagem. O diário deve conter três campos: 1. problema, 2\. geração de alternativas e 3. solução. O objetivo é que os alunos analisem os efeitos de sentido do uso das figuras de linguagem em textos e produzam um diário de bordo criativo e bem elaborado.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos vão ser divididos em grupos de três a cinco pessoas, organizando os alunos de forma aleatória ou a partir de afinidades.Etapa 3 - Pesquisa e análise das figuras de palavra
Cada grupo deve pesquisar sobre as figuras de linguagem e escolher três delas para analisar. Eles devem identificar exemplos em textos e explicar os efeitos de sentido de cada figura de linguagem escolhida.Etapa 4 - Produção do diário de bordo
Com base nas análises realizadas, os grupos devem produzir o diário de bordo. Disponibilize materiais como papel, lápis de cor, canetas, cola, tesoura, revistas e jornais para que os alunos possam criar um diário de bordo criativo e bem elaborado.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem explicar as figuras de linguagem escolhidas, seus exemplos e os efeitos de sentido que produzem nos textos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as figuras de linguagem e os diários de bordo produzidos pelos alunos. É importante que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a atividade com base em critérios previamente definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido do uso das figuras de linguagem;
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de um diário de bordo;
- Promover a cooperação e a comunicação entre os alunos durante a atividade.
Critérios de avaliação
- Clareza e coerência na análise das figuras de linguagem escolhidas;
- Criatividade e originalidade na produção do diário de bordo;
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o problema aos alunos;
- Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e análise das figuras de linguagem;
- Promover a discussão em grupo e avaliar a atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e análise das figuras de linguagem escolhidas;
- Produzir um diário de bordo criativo e bem elaborado;
- Participar das apresentações e discussões em grupo.