Aula sobre Figuras De Palavra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de começar a atividade, é importante contextualizar o tópico “figuras de linguagem” para os alunos. Explique que as figuras de linguagem são recursos utilizados para tornar a linguagem mais expressiva e criativa. Elas podem ser divididas em figuras de som, de palavras, de pensamento e de construção.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Professor, apresente o problema aos alunos, que consiste em criar um diário de bordo sobre as figuras de linguagem. O diário deve conter três campos: 1. problema, 2\. geração de alternativas e 3. solução. O objetivo é que os alunos analisem os efeitos de sentido do uso das figuras de linguagem em textos e produzam um diário de bordo criativo e bem elaborado.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos vão ser divididos em grupos de três a cinco pessoas, organizando os alunos de forma aleatória ou a partir de afinidades.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e análise das figuras de palavra

    Cada grupo deve pesquisar sobre as figuras de linguagem e escolher três delas para analisar. Eles devem identificar exemplos em textos e explicar os efeitos de sentido de cada figura de linguagem escolhida.

  4. Etapa 4 - Produção do diário de bordo

    Com base nas análises realizadas, os grupos devem produzir o diário de bordo. Disponibilize materiais como papel, lápis de cor, canetas, cola, tesoura, revistas e jornais para que os alunos possam criar um diário de bordo criativo e bem elaborado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem explicar as figuras de linguagem escolhidas, seus exemplos e os efeitos de sentido que produzem nos textos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre as figuras de linguagem e os diários de bordo produzidos pelos alunos. É importante que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade com base em critérios previamente definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido do uso das figuras de linguagem;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de um diário de bordo;
  • Promover a cooperação e a comunicação entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coerência na análise das figuras de linguagem escolhidas;
  • Criatividade e originalidade na produção do diário de bordo;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o problema aos alunos;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e análise das figuras de linguagem;
  • Promover a discussão em grupo e avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e análise das figuras de linguagem escolhidas;
  • Produzir um diário de bordo criativo e bem elaborado;
  • Participar das apresentações e discussões em grupo.