Aula sobre Figuras De Palavra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Professor, inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de figuras de linguagem em diferentes textos, como músicas, poemas, trechos de livros, entre outros.

  1. Etapa 1 -

    Apresente aos alunos um estudo de caso que exemplifique o uso de figuras de linguagem. Este estudo pode ser um texto curto que explore uma figura de linguagem específica, como uma metáfora ou uma personificação.

  2. Etapa 2 -

    Distribua entre os alunos um modelo de infográfico ou mapa mental com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso. Os alunos devem trabalhar em grupos para preencher essas lacunas com informações relevantes sobre a figura de linguagem explorada no estudo de caso, como: qual o tipo de figura de linguagem, qual seu efeito de sentido no texto, em que tipo de texto ela pode ser usada, seu grau de formalidade, etc.

  3. Etapa 3 -

    Cada grupo deve apresentar seu modelo preenchido para a turma, explicando como a figura de linguagem foi utilizada no estudo de caso e quais foram os seus efeitos de sentido.

  4. Etapa 4 -

    Promova uma discussão em grupo sobre as figuras de palavra apresentadas pelos alunos, explorando seus diferentes usos e efeitos de sentido.

  5. Etapa 5 -

    O professor deve propor exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido sobre figuras de palavra em diferentes contextos. Atividades de escrita, de leitura e intepretação, testes de múltipla escolha para identificar ou completar figuras de linguagem, etc.

  6. Etapa 6 -

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente e em sua participação nas atividades propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido das figuras de linguagem.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de infográficos ou mapas mentais.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Precisão na análise dos efeitos de sentido das figuras de linguagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Distribuir o modelo de infográfico e orientar os alunos no seu preenchimento.
  • Promover a discussão em grupo e propor exercícios práticos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para preencher o template de infográfico.
  • Apresentar o infográfico produzido para a turma.
  • Participar da discussão em grupo e realizar os exercícios propostos.