Aula sobre Figuras De Palavra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O estudo das figuras de linguagem é fundamental para a compreensão e interpretação de textos. As figuras de palavra, também chamadas de figuras de semântica ou tropos, são recursos utilizados para criar efeitos de sentido no discurso. Essas figuras podem ser identificadas em diferentes gêneros textuais e são frequentemente utilizadas em poesias, músicas e publicidades.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, selecione alguns exemplos de frases que contenham figuras de palavra e apresente aos alunos. Em seguida, explique cada figura e seus efeitos de sentido.

  2. Etapa 2 - Formação dos Grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo 1, grupo 2 e grupo 3.

  3. Etapa 3 - Definição do Tema

    Apresente, então, o tema que será debatido: "de que forma as figuras de palavra influenciam a construção de sentido no discurso?".

  4. Etapa 4 - Preparação dos Grupos

    Em seguida, os grupos 1, 2 e 3 devem preparar argumentos que demonstrem de que forma as figuras de palavra contribuem na construção de sentido no discurso. A banca julgadora deve preparar critérios de avaliação para o debate. O grupo observador deve acompanhar o debate e anotar pontos relevantes.

  5. Etapa 5 - Debate

    Professor, medie o debate entre os grupos, que apresentarão seus argumentos. A banca julgadora deve avaliar o desempenho dos grupos de acordo com os critérios previamente estabelecidos pelo grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão entre os grupos para esclarecer dúvidas e consolidar os conceitos apresentados no debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate, a compreensão dos conceitos apresentados e a capacidade de argumentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos;
  • Fomentar a participação ativa e colaborativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Compreensão dos conceitos apresentados;
  • Capacidade de argumentação com coesão e coerência;
  • Respeito às opiniões dos outros grupos;

Ações do professor

  • Selecionar exemplos de frases que contenham figuras de palavra e explicar seus efeitos de sentido;
  • Dividir a turma em grupos e mediar o debate;
  • Conduzir a discussão após o debate;
  • Avaliar a participação dos alunos;
  • Esclarecer dúvidas e consolidar conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate;
  • Preparar argumentos e contra-argumentos;
  • Anotar pontos relevantes durante o debate;
  • Respeitar as opiniões dos outros grupos;
  • Discutir e consolidar conceitos após o debate.