Aula sobre Figuras De Palavra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As figuras de palavra são recursos linguísticos utilizados para enriquecer a linguagem, tornando-a mais expressiva e criativa. Compreender os efeitos de sentido dessas figuras é fundamental para a interpretação e produção de textos. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as principais figuras de palavra, suas características e funções, criando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar seus conhecimentos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, introduza o tema das figuras de palavra, explicando suas características e funções. Para isso, o professor pode utilizar exemplos de textos literários, músicas, propagandas, entre outros, para exemplificar as figuras mais comuns.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Com base na metodologia ativa de rotação por estações, o professor pode criar diferentes estações com atividades sobre as figuras de palavra. Essas atividades podem incluir:

    \- Identificação das figuras de palavra em textos;

    \- Criação de textos com o uso das figuras de palavra;

    \- Debate sobre a função das figuras de palavra em diferentes contextos.


  3. Etapa 3 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Com base na metodologia dos 3 Qs, os alunos devem criar um modelo com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Esse modelo vai ser utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade seguinte.

  4. Etapa 4 - Produção de textos

    Os alunos devem produzir textos criativos com o uso das figuras de palavra, utilizando o conhecimento adquirido nas estações.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Com base no modelo da Dinâmica dos 3 Qs, os alunos devem avaliar a atividade e seu desempenho, identificando o que foi bom, o que não funcionou e o que poderia ser melhor trabalhado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados, destacando a importância das figuras de palavra na produção e interpretação de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão dos efeitos de sentido das figuras de palavra;
  • Identificação das figuras de palavra em diferentes contextos;
  • Produção de textos criativos com o uso das figuras de palavra.

Critérios de avaliação

  • Uso e identificação corretos das figuras de palavra em textos criativos;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criação de um modelo completo e criativo, apresentado com clareza

Ações do professor

  • Apresentar o tema das figuras de palavra, explicando suas características e funções, com exemplos
  • Organizar e preparar as estações, orientando os alunos em cada atividade
  • Orientar os alunos na criação e apresentação do modelo dos 3 Qs;
  • Avaliar a apresentação e os textos produzidos;
  • Orientar os alunos na avaliação;

Ações do aluno

  • Participação ativa nas estações;
  • Participação ativa na criação e preenchimento do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na avaliação da atividade e do desempenho individual.